NASA finaliza testes de projeto de novas asas econômicas para avião

Por Redação | 30.04.2015 às 10:23 - atualizado em 30.04.2015 às 11:23
photo_camera Foto: Reprodução

Foram mais de seis meses e 22 voos no Armstrong Flight Research Center da NASA, na cidade de Edwards (Califórnia), para finalmente a agência espacial norte-americana poder anunciar a conclusão dos testes do seu projeto de um novo tipo de asa de avião.

A novidade substitui as asas rígidas convencionais por um material flexível e tem a intenção de reduzir significativamente o peso da aeronave, assim como o seu ruído. Com isso, será possível reduzir significativamente os gastos da indústria aeronáutica com combustível.

Nos bem sucedidos testes, as asas puderam ser curvadas de -2° a 30°, podendo ainda serem ajustadas conforme necessário, mesmo durante o voo. As asas podem oferecer ao mercado aviões mais leves, mais eficientes em relação ao consumo de combustível, além de decolagens e aterrissagens mais silenciosas.

O gerente do projeto, Fay Collier, disse em comunicado que a conclusão da campanha é um grande passo para o projeto de aviação sustentável da Nasa. "Esta é a primeira de oito demonstrações de tecnologia integrada de larga escala que está sendo terminada este ano, sendo projetadas para reduzir o impacto da aviação sobre o meio ambiente".

Os resultados deverão ser integrados em futuros estudos conduzidos pelo Nasa's Langley Research Center.

Fonte: Edgaget