Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

X-59: NASA mostra em vídeo construção do avião supersônico "silencioso"; assista

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Agosto de 2021 às 13h40

Link copiado!

Divulgação/NASA
Divulgação/NASA
Tudo sobre NASA

A NASA liberou imagens da construção do X-59, seu projeto de avião supersônico que promete quebrar a barreira do som sem o famoso estrondo, como podemos ver em caças de combate e no antigo Concorde. No vídeo (abaixo), é possível ver o formato do avião, que deve se assemelhar bastante com o bólido europeu, mas que trará tecnologias avançadas para que sua operação seja viável — principalmente com relação aos ruídos.

Segundo a NASA, o X-59 foi projetado para que as pessoas não ouçam o estrondo no solo a uma velocidade de 1728 km/h, bem mais do que a velocidade do som, que é de 1.238 km/h. Tudo isso será possível graças à Quiet SuperSonic Technology (QueSST), que vai mitigar esse ruído e possibilitar que, no futuro, a aeronave possa voar sobre o continente sem restrições.

Falando do vídeo especificamente, a Lockheed Martin, parceira de longa data da NASA e responsável pela construção do jato supersônico silencioso, trabalha de modo acelerado na fuselagem do X-59. A fabricante já colocou as asas, que possuem formato bem familiar, e a cauda do avião, que é feita de materiais resistentes ao calor que será exalado pelos motores GE F414.

Continua após a publicidade

Já no interior da aeronave, a NASA promete um ambiente ultratecnológico, mais parecido com um escritório do que propriamente a uma cabine de avião. O cockpit terá uma "janela" voltada para a frente, o eXternal Vision System (XVS), que consiste em duas câmeras montadas acima e abaixo do nariz do X-59, que dará uma visibilidade ainda maior aos pilotos. Os demais equipamentos também devem ser menores do que aqueles que estamos acostumados nas aeronaves.

Quando ele vai voar?

Se o cronograma da NASA e da Lockheed for seguido à risca, é possível que vejamos o X-59 fazer seu primeiro voo de teste em 2022. Ainda este ano, a fabricante promete realizar eventos de manobra em solo e mais testes físicos de resistência e estresse para garantir que a aeronave possa decolar em segurança.

Continua após a publicidade

Fonte: Daily Mail