Os melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas

Os melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 23 de Setembro de 2021 às 09h50
den-belitsky/Envato

Muitas pessoas gostam de admirar o céu noturno, especialmente quando ele está limpo e repleto de pontos brilhantes dos mais diversos. Mas nem todo mundo reconhece o que está vendo no céu — talvez as constelações mais famosas sejam as primeiras a serem apontadas, como, por exemplo, a conhecida como Cruzeiro do Sul. Será que aquele ponto brilhante ali é uma estrela ou um planeta? O que será aquele fraco brilho se movimentando em linha reta? 

A boa notícia é que existem aplicativos para celular que ajudam a ver estrelas e planetas, mostrando exatamente do que se trata cada ponto a brilhar no céu.Alguns desses apps permitem acompanhar o que aconteceu no céu até mesmo em tempo real, identificando, inclusive, satélites que estejam passando por ali naquele instante. 

Por isso, o Canaltech reuniu os melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas, e que acabam ensinando um pouco mais sobre astronomia para qualquer pessoa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Carta Celeste/Star Chart

O Carta Celeste ou Star Chart (como é encontrado no App Store) é, talvez, um dos mais completos aplicativos gratuitos de astronomia disponíveis. Através dele, é possível observar o céu em tempo real de acordo com a localização do observador. Basta apontar a câmera do celular para o objeto no céu que deseja identificar e tocar no objeto em questão para obter mais informações sobre ele, como seu nome, sua distância em relação à Terra e magnitude do brilho aparente no céu.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Ainda existe a possibilidade de adiantar o tempo, o que é formidável para prever o movimento do céu ao longo das horas. Por exemplo, quer descobrir em qual direção as estrelas nascem e se põem, ou que horas a Lua surgirá no horizonte? O Carta Celeste, em sua versão gratuita, proporciona essas respostas.

Heavens-Above

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Heavens-Above é bem mais simples do que o aplicativo anterior, pois ele não tem uma interface gráfica dinâmica simulando o céu noturno, mas nada isso o torna menos vantajoso. Ele é ideal para saber exatamente quais satélites e planetas estão no céu acima de sua cabeça, seja em tempo real ou configurando a data desejada.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

O mais bacana do Heavens-Above é a possibilidade de configurar um alerta para os objetos de maior interesse. Com isso, o aplicativo sempre avisará quando, por exemplo, a Estação Espacial Internacional estiver passando pela sua localização, informando ainda seu brilho (magnitude) aparente, elevação em relação ao horizonte e mais. Em relação aos satélites, ele informa até mesmo quem é o fabricante e a sua data de lançamento.

Stellarium

O Stellarium em sua versão para celular é um pouco parecido com o Carta Celeste, mas ele é mais dinâmico e mais simples de se navegar. Com tradução para o português, este aplicativo, mesmo em sua versão gratuita, permite visualizar as diferentes definições de composições de constelações a partir de diversas culturas.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Ele também oferece o modo noturno, essencial para não ofuscar o brilho dos astros e estrelas em noites de observação. Portanto, o Stellarium consegue identificar estrelas, planetas, cometas e até alguns satélites — em tempo real ou não.

Moon

O Moon é um app bem simples e seu único foco é a Lua. Ele oferece informações básicas sobre nosso satélite natural de acordo com a data do acesso. Exemplo: ao abrir o app agora, ele vai mostrar o quanto da Lua está iluminado pelo Sol neste horário, e também informa qual a fase da Lua neste instante.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Este é um aplicativo bem objetivo e não há muito o que interagir com ele, mas se o foco é acompanhar o movimento da Lua ao longo do mês, por exemplo, ele é bastante adequado.

Sky Map

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Sky Map é parecido com o Stellarium, mas uma versão mais resumida, mais simples. Ele oferece comandos interessantes, como definir o que você quer que ele exiba no céu por meio da câmera do celular. Por exemplo: você pode escolher só ver planetas naquele pedaço de céu para onde apontar a câmera do aparelho, ou ainda escolher apenas estrelas, e por aí vai. 

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

No entanto, ele não fornece informações complementares ao clicar nos objetos. O Sky Map informa o nome e a posição deles, mas não diz, por exemplo, em qual fase a Lua se encontra ou o brilho aparente de Vênus. Mesmo assim, é uma boa escolha para quem deseja algo mais objetivo, sem firulas.

Solar System Scope

O Solar System Scope, como o nome já sugere, é focado no Sistema Solar. Ele não apenas oferece o modo de visualização do céu a partir da perspectiva terrestre, como nos outros aplicativos, mas também proporciona uma verdadeira viagem de exploração pelo nosso sistema planetário.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Além de seu visual que até parece o de um jogo de ficção científica, o Solar System Scope fornece uma série de informações sobre os mais diversos corpos celestes espalhados pelo Sistema Solar. Ele é ótimo para visualizar, por exemplo, onde estão localizados os cinturões de asteroides ou qual é a composição do núcleo de Netuno.

Star Finder

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Star Finder é uma alternativa para quem procura uma versão do Carta Celeste que seja mais leve e mais fácil de se navegar pelos comandos. Ele permite aproximar o objeto de interesse via gestos na tela e oferece um resumo de suas características, bem como sua distância da Terra.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

No entanto, ele só está disponível em inglês. Ainda assim, é fácil usar o aplicativo a partir dos ícones de comandos, que são bem intuitivos. Assim como em outros apps já citados, o Star Finder também permite “viajar no tempo” — recurso ideal para quem deseja descobrir a posição dos astros e estrelas em uma data específica.

Solar Walk Lite

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Este é outro aplicativo focado no Sistema Solar. Além de uma música que embala a exploração do céu, o Solar Walk Lite fornece uma variedade de informações sobre os planetas, incluindo imagens reais obtidas a partir de diversas missões.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Quando o objeto de foco é a Terra, o app aponta os satélites mais revelantes em órbita, assim como a Estação Espacial Internacional. Não é um aplicativo para quem deseja apontar o celular para o céu e descobrir o que visualiza, mas, sim, de exploração do Sistema Solar.

Sol, Lua e Planetas

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Esse aplicativo é parecido com o Heavens-Above, mas sua interface gráfica pode ser mais atraente. Seus comandos de exploração são muitos, indo desde a posição exata dos objetos no céu até a nossa vizinhança cósmica, incluindo as estrelas mais próximas do Sistema Solar.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

O Sol, Lua e Planetas também fornece detalhes sobre as luas dos outros planetas. Além disso, fornece um calendário indicando os principais eventos celestes, como os tão admirados eclipses lunares.

Star Walk

O Star Walk é uma ótima opção para quem deseja um aplicativo de astronomia bastante básico, com as informações mais essenciais possíveis, deixando seu uso bastante facilitado. Ele indica coisas como nome e posição dos objetos no céu, tanto em tempo real quanto em outros momentos.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

O app também apresenta um resumo dos dados sobre o objeto de interesse e permite avançar ou retroceder no tempo. Um ponto negativo, talvez, sejam as propagandas que surgem repentinamente — o que não chega a prejudicar a experiência, mas pode incomodar quem deseja se manter concentrado em suas observações.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.