Os 10 melhores aplicativos de astronomia

Por Redação

Gosta de astronomia? Que tal comemorar o dia da astronomia instalando aplicativos no seu smartphone para te manter sempre informado sobre o assunto? São várias opções de apps que trazem notícias sobre o tema, imagens incríveis do espaço e várias outras funções interessantes.

Se antes precisávamos procurar livros de astronomia e ter telescópios para observar constelações e corpos planetários, agora temos também uma série de aplicativos para Android e iOS que podem ajudar a encontrar constelações, planetas e estações espaciais.

Vários deles são usados com a câmera para te mostrar exatamente onde estão estrelas específicas. Basta apontar a câmera para o céu para descobrir a posição de várias constelações. Veja nossa seleção com os 10 melhores apps de astronomia!

Carta celeste

O aplicativo, encontrado na App Store como Star Chart, destaca a localização de estrelas e constelações ao apontar a câmera do smartphone na direção do céu. Você ainda pode mudar sua localização e apreciar o céu noturno de outros pontos da Terra.

Nasa App

O aplicativo é perfeito para quem gosta de ficar por dentro das descobertas da Nasa. O app é atualizado diariamente com notícias da agência americana, traz informações sobre missões e até live stream da Nasa TV. Todos os dias o aplicativo também recebe novas imagens incríveis do universo que funcionam como ótimos papéis de parede.

Night Sky Lite

O aplicativo conta com uma comunidade que sugere os melhores locais para observar as estrelas ao redor do mundo. Ele ainda checa as condições do tempo para aquela noite, assim você sabe se vale a pena ficar acordado para observar o céu.

Sky View Free

O aplicativo usa a câmera traseira para dar informações sobre objetos no céu e seus nomes. Você também pode procurar e localizar estrelas específicas, estações espaciais e compartilhar suas descobertas no Twitter, Facebook ou Instagram.

• Download: iOS

GoSkyWatch

O aplicativo mostra informações sobre qualquer estrela ou planeta que pode ser visto a olho nu. Ao tocar qualquer objeto espacial na tela, abre-se um pop up que mostra suas informações.

• Download: iOS (apenas iPad)

ISS Detector

Poucas pessoas sabem, mas é possível ver a Estação Espacial Internacional a olho nu! O ISS Detector emite um alarme 5 minutos antes que a Estação Espacial Internacional esteja acima da sua localização.

Sky Map

O aplicativo vem equipado com o Google Sky Map e usa dados da bússola e do GPS para identificar corpos celestes para os quais você aponta o smarphone. Ele ainda pode te direcionar a um objeto que você queira observar e fazer uma "viagem no tempo" para mostrar onde ele vai estar em alguma outra hora da noite.

SkEye Astronomy

O aplicativo funciona como um guia para telescópios, indicando para onde olhar para observar objetos específicos. Ele conta com um banco de dados de 180 objetos e permite saber onde eles estarão em outros momentos.

Star & Planet Finder

Escolha estrelas, planetas e satélites na lista do aplicativo para que ele te mostre onde os astros estão por meio da câmera traseira do smartphone, te colocando na direção certa. A versão gratuita vem com apenas alguns planetas, outras estrelas e satélites devem ser comprados dentro do aplicativo.

• Download: iOS
SatelliteAR

Satellite AR

O app é para quem quer observar e rastrear satélites ao redor da Terra em vez de objetos naturais. Você pode procurar em um banco de dados pelo satélite que quiser e apontar o dispositivo para o céu para que o aplicativo te mostre.