Os melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 23 de Setembro de 2021 às 09h50
den-belitsky/Envato

Muitas pessoas gostam de admirar o céu noturno, especialmente quando ele está limpo e repleto de pontos brilhantes dos mais diversos. Mas nem todo mundo reconhece o que está vendo no céu — talvez as constelações mais famosas sejam as primeiras a serem apontadas, como, por exemplo, a conhecida como Cruzeiro do Sul. Será que aquele ponto brilhante ali é uma estrela ou um planeta? O que será aquele fraco brilho se movimentando em linha reta?

A boa notícia é que existem aplicativos para celular que ajudam a ver estrelas e planetas, mostrando exatamente do que se trata cada ponto a brilhar no céu.Alguns desses apps permitem acompanhar o que aconteceu no céu até mesmo em tempo real, identificando, inclusive, satélites que estejam passando por ali naquele instante.

Por isso, o Canaltech reuniu os melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas, e que acabam ensinando um pouco mais sobre astronomia para qualquer pessoa.

Carta Celeste/Star Chart

O Carta Celeste ou Star Chart (como é encontrado no App Store) é, talvez, um dos mais completos aplicativos gratuitos de astronomia disponíveis. Através dele, é possível observar o céu em tempo real de acordo com a localização do observador. Basta apontar a câmera do celular para o objeto no céu que deseja identificar e tocar no objeto em questão para obter mais informações sobre ele, como seu nome, sua distância em relação à Terra e magnitude do brilho aparente no céu.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Ainda existe a possibilidade de adiantar o tempo, o que é formidável para prever o movimento do céu ao longo das horas. Por exemplo, quer descobrir em qual direção as estrelas nascem e se põem, ou que horas a Lua surgirá no horizonte? O Carta Celeste, em sua versão gratuita, proporciona essas respostas.

Heavens-Above

• Preço: gratuito

O Heavens-Above é bem mais simples do que o aplicativo anterior, pois ele não tem uma interface gráfica dinâmica simulando o céu noturno, mas nada isso o torna menos vantajoso. Ele é ideal para saber exatamente quais satélites e planetas estão no céu acima de sua cabeça, seja em tempo real ou configurando a data desejada.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

O mais bacana do Heavens-Above é a possibilidade de configurar um alerta para os objetos de maior interesse. Com isso, o aplicativo sempre avisará quando, por exemplo, a Estação Espacial Internacional estiver passando pela sua localização, informando ainda seu brilho (magnitude) aparente, elevação em relação ao horizonte e mais. Em relação aos satélites, ele informa até mesmo quem é o fabricante e a sua data de lançamento.

Stellarium

O Stellarium em sua versão para celular é um pouco parecido com o Carta Celeste, mas ele é mais dinâmico e mais simples de se navegar. Com tradução para o português, este aplicativo, mesmo em sua versão gratuita, permite visualizar as diferentes definições de composições de constelações a partir de diversas culturas.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Ele também oferece o modo noturno, essencial para não ofuscar o brilho dos astros e estrelas em noites de observação. Portanto, o Stellarium consegue identificar estrelas, planetas, cometas e até alguns satélites — em tempo real ou não.

Moon

O Moon é um app bem simples e seu único foco é a Lua. Ele oferece informações básicas sobre nosso satélite natural de acordo com a data do acesso. Exemplo: ao abrir o app agora, ele vai mostrar o quanto da Lua está iluminado pelo Sol neste horário, e também informa qual a fase da Lua neste instante.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Este é um aplicativo bem objetivo e não há muito o que interagir com ele, mas se o foco é acompanhar o movimento da Lua ao longo do mês, por exemplo, ele é bastante adequado.

Sky Map

• Preço: gratuito

O Sky Map é parecido com o Stellarium, mas uma versão mais resumida, mais simples. Ele oferece comandos interessantes, como definir o que você quer que ele exiba no céu por meio da câmera do celular. Por exemplo: você pode escolher só ver planetas naquele pedaço de céu para onde apontar a câmera do aparelho, ou ainda escolher apenas estrelas, e por aí vai.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

No entanto, ele não fornece informações complementares ao clicar nos objetos. O Sky Map informa o nome e a posição deles, mas não diz, por exemplo, em qual fase a Lua se encontra ou o brilho aparente de Vênus. Mesmo assim, é uma boa escolha para quem deseja algo mais objetivo, sem firulas.

Solar System Scope

O Solar System Scope, como o nome já sugere, é focado no Sistema Solar. Ele não apenas oferece o modo de visualização do céu a partir da perspectiva terrestre, como nos outros aplicativos, mas também proporciona uma verdadeira viagem de exploração pelo nosso sistema planetário.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Além de seu visual que até parece o de um jogo de ficção científica, o Solar System Scope fornece uma série de informações sobre os mais diversos corpos celestes espalhados pelo Sistema Solar. Ele é ótimo para visualizar, por exemplo, onde estão localizados os cinturões de asteroides ou qual é a composição do núcleo de Netuno.

Star Finder

• Preço: gratuito

O Star Finder é uma alternativa para quem procura uma versão do Carta Celeste que seja mais leve e mais fácil de se navegar pelos comandos. Ele permite aproximar o objeto de interesse via gestos na tela e oferece um resumo de suas características, bem como sua distância da Terra.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

No entanto, ele só está disponível em inglês. Ainda assim, é fácil usar o aplicativo a partir dos ícones de comandos, que são bem intuitivos. Assim como em outros apps já citados, o Star Finder também permite “viajar no tempo” — recurso ideal para quem deseja descobrir a posição dos astros e estrelas em uma data específica.

Solar Walk Lite

• Preço: gratuito

Este é outro aplicativo focado no Sistema Solar. Além de uma música que embala a exploração do céu, o Solar Walk Lite fornece uma variedade de informações sobre os planetas, incluindo imagens reais obtidas a partir de diversas missões.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

Quando o objeto de foco é a Terra, o app aponta os satélites mais revelantes em órbita, assim como a Estação Espacial Internacional. Não é um aplicativo para quem deseja apontar o celular para o céu e descobrir o que visualiza, mas, sim, de exploração do Sistema Solar.

Sol, Lua e Planetas

• Preço: gratuito

Esse aplicativo é parecido com o Heavens-Above, mas sua interface gráfica pode ser mais atraente. Seus comandos de exploração são muitos, indo desde a posição exata dos objetos no céu até a nossa vizinhança cósmica, incluindo as estrelas mais próximas do Sistema Solar.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

O Sol, Lua e Planetas também fornece detalhes sobre as luas dos outros planetas. Além disso, fornece um calendário indicando os principais eventos celestes, como os tão admirados eclipses lunares.

Star Walk

O Star Walk é uma ótima opção para quem deseja um aplicativo de astronomia bastante básico, com as informações mais essenciais possíveis, deixando seu uso bastante facilitado. Ele indica coisas como nome e posição dos objetos no céu, tanto em tempo real quanto em outros momentos.

(Imagem: Wyllian Torres/Captura de tela)

O app também apresenta um resumo dos dados sobre o objeto de interesse e permite avançar ou retroceder no tempo. Um ponto negativo, talvez, sejam as propagandas que surgem repentinamente — o que não chega a prejudicar a experiência, mas pode incomodar quem deseja se manter concentrado em suas observações.