Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Protótipo do Starship recebe combustível e passa por teste crucial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Janeiro de 2023 às 11h54

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Nesta segunda-feira (23), a SpaceX abasteceu pela primeira vez os protótipos que, juntos, formam o sistema Starship. O abastecimento foi parte do chamado “ensaio molhado”, realizado em preparação para o teste de voo orbital dos protótipos do veículo.

Durante o ensaio, o foguete passou por grande parte das etapas necessárias para o lançamento propriamente dito. Entre elas, estão o carregamento de propelente de oxigênio e metano líquidos no Super Heavy e Starship, propulsor e estágio superior, respectivamente, que formam um veículo com mais de 100 metros de altura.

Continua após a publicidade

Em uma publicação no Twitter, a SpaceX afirmou que o Starship concluiu seu primeiro ensaio molhado completo em Starbase, com abastecimento completo. “O teste de hoje vai ajudar a verificar a sequência de contagem regressiva completa, além da performance do Starship e a plataforma orbital para operações de voo”, acrescentaram.

O protótipo do Starship e do propulsor Super Heavy foram instalados juntos, na configuração completa, no início deste mês. Agora, o avanço para a etapa do ensaio pode sinalizar a proximidade do teste de voo orbital, que levará o sistema para orbitar a Terra, retornando para pousar no oceano Pacífico.

Entretanto, ainda há algumas etapas pela frente até o teste de voo acontecer. Uma delas é o teste de ignição dos mais de 30 motores Raptor do propulsor Booster 7 — o teste mais extenso já realizado incluiu apenas 14 dos motores.