Publicidade

Primeira norte-americana a ir ao espaço será homenageada com estátua

Por| Editado por Rafael Rigues | 10 de Maio de 2022 às 17h10

Link copiado!

NASA
NASA

A primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, Sally Ride, será homenageada com uma estátua. O monumento de ouro e bronze será inaugurado no dia 17 de junho no Cradle of Aviation Museum, em Nova York — um dia antes do primeiro voo ao espaço de Ride completar seu 39º aniversário.

Em 18 de junho de 1983, a astronauta da NASA decolou a bordo do ônibus espacial Challenger e marcou a trajetória espacial dos EUA. Agora, a estátua em sua homenagem ficará exposta na entrada do museu, recebendo os visitantes interessados em aprender sobre a história aeroespacial do país.

Continua após a publicidade

Nesse mesmo museu, mais de 70 aeronaves são exibidas, incluindo o módulo lunar LM-13 que foi desenvolvido para o programa Apollo, mas jamais utilizado. Ele foi construído nas instalações da Grumman Aircraft Engineering, que ficam próximas ao Cradle of Aviation Museum.

O monumento, chamado “The First American Woman in Space” (“A Primeira Mulher Americana no Espaço”, em tradução literal), mostra Ride vestindo o traje espacial usado em sua missão. Como se estivesse dando um passo à frente, ela ergue o braço direito e segura uma réplica do ônibus espacial na mão.

Quem foi Sally Ride

Nascida em Los Angeles, em sua juventude Ride foi uma jogadora de tênis. Ela se graduou em física na Universidade de Stanford. Em 1978, ela foi uma das 8 mil mulheres inscritas no programa espacial da NASA sendo selecionada para integrar o primeiro grupo feminino de astronautas da agência.

Continua após a publicidade

Seu primeiro voo espacial, em 1983, foi através da missão STS-7, que colocou dois satélites de comunicação na órbita da Terra. Ride e a tripulação a bordo do Challenger realizaram experimentos farmacêuticos e também recolherem uma satélite desfasado do espaço.

No ano seguinte ela voou a espaço pela missão STS-41G, onde realizou observações da Terra e demonstrou possíveis técnicas para reabastecer satélites em órbita. Foi a primeira missão a decolar com duas mulheres: além de Ride, estava presente a ex-astronauta da NASA Kathryn Sullivan.

Após seu trabalho na NASA, Ride trabalhou como professora de física e, ao lado de sua parceira, Tam O'Shaughnessy, fundou a Sally Ride Science, uma fundação voltada para estimular a participação de jovens mulheres nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Continua após a publicidade

Ride faleceu aos 61 anos em 2012, em decorrência de um câncer pancreático. O idealizador da estátua, Steven Barber, espera que com a inauguração do monumento “as comportas para outros monumentos” de mulheres norte-americanas em destaque nessas áreas de conhecimento sejam abertas.

Estátuas de astronautas

O museu Cradle of Aviation recebeu a estátua como um presente Matson Family Foundation. Ela foi criada pelos escultores e irmãos George e Mark Lundeen com a participação do artista Joey Bainer. O monumento é a quarta homenagem a astronautas produzidas pelos irmãos e a terceira feita com Bainer.

Continua após a publicidade

Eles já escupiram uma estátua do astronauta Jack Swigert, da Apollo 13, exposta no National Statuary Hall, no Capitólio dos EUA. Enquanto isso, um monumento aos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, da Apollo 11, ficam em exposição no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Além dessas, outras estátuas dos tripulantes da Apollo 13, James Lovell, Fred Haise e Swigert, estão no Johnson Space Center, em Houston. Cópias dos monumentos de Swigert e da Apollo 11 ficam, respectivamente, no Aeroporto Internacional de Denver e no Aeroporto Internacional de Appleton.

O Cradle of Aviation também está promovendo um concurso de redação para estudantes dos ensinos fundamental e médio, cujo tema é a vida e realizações de Ride. Os textos vencedores serão divulgados na cerimônia de inauguração da estátua.

Ao doar um valor de US$ 125 ou mais ao museu, os interessados podem adquirir tijolos que ficarão ao redor da estátua com inscrições em seu nome ou de alguma instituição. Todo valor arrecadado será destinado aos programas educacionais do Cradle of Aviation.

Continua após a publicidade

Fonte: Cradle of Aviation, Via collectSPACE