Primeiro spacewalk feito apenas por mulheres acontecerá na ISS neste mês
Por Patricia Gnipper |
Caminhadas espaciais (ou spacewalks) são riscos necessários quando estamos falando da Estação Espacial Internacional (ISS). Não, os astronautas não decidem "dar um rolê" pelo espaço para se divertir: eles, na verdade, enfrentam muitos perigos à vida e só o fazem quando há a necessidade de conduzir atividades extraveiculares, como reparos na ISS, por exemplo. E, pela primeira vez na história, a NASA realizará um spacewalk apenas com mulheres.
As astronautas Anne McClain e Christina Koch vão fazer uma caminhada espacial no dia 29 de março, com tudo isso sendo monitorado pela coordenadora Jackie Kagey, pela diretora de voo Mary Lawrence e pela engenheira Kristen Facciol no Johnson Space Center, da NASA. Então, não apenas as duas astronautas a fazer o spacewalk são mulheres, como as principais cabeças da equipe de monitoramento também.
As atividades extraveiculares na ISS normalmente duram entre cinco e oito horas e são necessárias para realizar reparos externos na estação, mas também acontecem para que astronautas possam realizar experimentos fora do laboratório, diretamente no vácuo espacial.
McClain está na ISS com a Expedição 58, que chegou lá em dezembro, e continuará vivendo na estação durante a Expedição 59, quando sua colega Koch chegará no final deste mês. Desde 1998, já aconteceram 213 caminhadas espaciais, sendo que Valentina Tereshkova, da antiga União Soviética, foi a primeira mulher lançada ao espaço em 1963. Já a primeira astronauta norte-americana a entrar nessa história foi Sally Ride, em 1983.
Fonte: Fox News