Planeta 9 existe? Novo estudo aposta que sim

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Abril de 2024 às 18h26

nagualdesign; Tom Ruen,ESO

Parece que foram encontradas mais evidências do hipotético Planeta Nove, que estaria no Sistema Solar. É o que diz um novo estudo de cientistas planetários do Instituto Califórnia de Tecnologia, da Universidade de Côte d'Azur e do Instituto de Pesquisa Sudeste, que analisaram a órbita do suposto mundo.

Em 2015, um estudo dos astrônomos Konstantin Batygin e Mike Brown (um dos principais cientistas na votação que “rebaixou” Plutão a planeta anão) apontou que poderia haver algum mundo nos confins do nosso sistema. Tal mundo seria o Planeta Nove, cuja existência teria sido denunciada por efeitos em objetos mais distantes que a órbita de Netuno.

Naquele ano, eles explicaram que o planeta hipotético deveria se mover em uma órbita bastante alongada, o que explicaria as perturbações gravitacionais. Agora, eles analisaram o movimento dos objetos transnetunianos (TNO) instáveis, que apresentam pequenas perturbações causadas pelas interações com a órbita de Netuno.

Era difícil explicar estas instabilidades nas buscas anteriores pelo planeta. Por isso, os pesquisadores trabalharam com simulações que incluíram as interações gravitacionais com todos os grandes mundos do nosso sistema, o movimento da Via Láctea e até estrelas visitantes, cuja passagem poderia afetar até a órbita da Terra.

Eles também levaram em conta a migração dos planetas gigantes para as posições atuais deles, bem como a evolução do céu. Como resultado, descobriram que as propriedades orbitais dos TNOs correspondiam somente àquelas do modelo que considerava o Planeta Nove.

Mas muita calma nessa hora, pois as simulações não permitiram que os autores determinassem onde tal mundo poderia estar. Além disso, eles reconheceram que pode existir outras forças por trás do movimento dos TNOs, embora a chance disso seja a baixa. Por fim, eles acreditam que novas evidências devem ser encontradas com a ajuda dos telescópios de gerações futuras.

Para a equipe, o futuro observatório Vera C.Rubin pode ser um aliado valioso para as buscas. “Esta futura fase de exploração promete oferecer insights críticos dos mistérios dos alcances mais distantes do nosso Sistema Solar”, acrescentaram.

Planeta Nove

Talvez você esteja se perguntando como seria o Planeta Nove, caso exista. Para os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), este mundo teria cerca de dez vezes a massa da Terra e tamanho parecido com o de Urano ou Netuno.

Ele estaria mais de 20 vezes mais longe do Sol do que Netuno, o que significa que levaria entre 10 mil e 20 mil anos para completar uma volta ao redor do nosso astro.

O artigo com os resultados do estudo foi aceito na revista Astrophysical Journal Letters e pode ser acessado no repositório arXiv, sem revisão de pares.

Fonte: arXiv