Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam "fone de ouvido" para monitorar o sono dos astronautas

Por| Editado por Rafael Rigues | 07 de Julho de 2022 às 14h15

Link copiado!

Lars Kruse/Aarhus University
Lars Kruse/Aarhus University

Uma equipe de cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, desenvolveu uma espécie de fone de ouvido capaz de monitorar o sono dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A tecnologia voará para a ISS durante a missão Crew-7 da SpaceX, com o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

Dormir no espaço é um desafio não apenas pela ausência de peso, mas também por outros fatores que afetam diretamente o ciclo do sono. Por exemplo, a bordo da ISS tanto o dia quanto a noite são artificiais. Não é à toa que a má qualidade do sono é uma das principais queixas dos astronautas.

Continua após a publicidade

Dormir mal pode afetar a atenção, memória, habilidades de tomar decisões, criatividade e julgamento. Por isso os pesquisadores da Universidade de Aarhus buscam entender os efeitos colaterais de um sono ruim a curto e longo prazo para poder driblá-los.

Chamada de Ear-EEG (sigla para “ElectroEncephaloGraphy” ou “Eletroencefalografia”, em tradução literal), a tecnologia será testada no astronauta dinamarquês como parte do projeto “Sleep in Orbit” (“dormir em órbita”) para examinar os padrões de sono humano na Terra e no espaço.

O Ear-EEG ou “EEG de Ouvido” consegue medir a atividade elétrica do cérebro e, assim, observar as mudanças de voltagem bem sutis na superfície da pele do ouvido, produzidas pela atividade elétrica dos neurônios. A partir destes sinais, é possível determinar os estágios do sono.

Uma vantagem da tecnologia é a sua simplicidade em relação aos modelos tradicionais de EEG, que usam eletrodos no topo da cabeça — no espaço, isto seria um tanto desafiador. Já o EEG de Ouvido pode ser confortavelmente usado sem interromper o sono astronauta.

Continua após a publicidade

A missão Crew-7, na qual o astronauta dinamarquês voará à ISS com o projeto Sleep in Orbit, está programada para ser lançada no próximo ano.

Fonte: Aarhus University (1, 2)