Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja como os astronautas se preparam para dormir no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Maio de 2022 às 13h15

Link copiado!

ESA
ESA

Em novo vídeo da Agência Espacial Europeia (ESA), o astronauta Matthias Maurer revela como a higiene antes de dormir pode ser tornar algo bem desafiador quando se está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

O vídeo começa com Maurer prestes a escovar seus dentes, tarefa que se torna mais complexa do que aqui na Terra diante da microgravidade. Ele coloca a pasta de dente direto na escova, mas a água, no interior de uma pequena bolsa, é esguichada diretamente em sua boca.

Continua após a publicidade

Em seguida, o astronauta europeu cospe no que parece ser uma folha de papel absorvente — tudo isso com muita atenção para que nenhuma bolha de água fique flutuando pelo laboratório orbital. Depois, Maurer retirar seus fones de ouvido e seu casaco, preparando-se para lavar seu rosto.

Para isso, ele coloca algumas bolhas de água em um pano. No entanto, enquanto o astronauta realiza todas essas atividades, ele precisa lidar com o fato de que todos os objetos estão flutuando, inclusive seu corpo, que toda hora precisa ser reposicionado para que possa concluir sua rotina noturna.

Maurer coloca seus fones e casaco novamente, desliga as luzes, pega uma pequena bolsa de água (aquele copo d’água antes de dormir) e então se desloca para o módulo científico europeu Columbus, onde ficam as "acomodações" da tripulação. Ao chegar aos aposentos, conhecidos como CASA (sigla para “Crew Alternate Sleep Accommodation”), Maurer fecha seu notebook, retira os fones e guarda seu casaco. Por fim, o astronauta entra em seu saco de dormir e apaga as luzes.

Esta é a primeira missão espacial do astronauta, que viajou a bordo da missão Crew-3, lançada em novembro do ano passado pela SpaceX. O retorno de Maurer e dos astronautas da NASA Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron está previsto para o dia 4 de maio.

Continua após a publicidade

Fonte: Via Space.com