Tianwen-2: China quer lançar missão rumo a asteroide em 2025

Tianwen-2: China quer lançar missão rumo a asteroide em 2025

Por Danielle Cassita | Editado por Rafael Rigues | 13 de Maio de 2022 às 18h10
NASA/JPL-Caltech

A China segue avançando no desenvolvimento da missão Tianwen-2, que será lançada em 2025 com destino a um asteroide. As informações foram divulgadas por Zhang Rongqiao, primeiro designer-chefe da missão de exploração de Marte na China, que mencionou também os avanços na missão Tianwen-3, com lançamento estimado para 2028.

Segundo ele, a sonda da Tianwen-2 já está na fase preliminar de desenvolvimento, enquanto seus componentes elétricos passam por uma sequência de testes. A China planeja lançar a Tianwen-2 rumo ao asteroide 2016 HO3, também conhecido como 469219 Kamoʻoalewa, para coletar amostras e trazê-las à Terra. Com tamanho estimado entre 40 e 100 metros de diametro, a rocha é um "quase satélite" de nosso planeta.

Esquema da órbita do asteroide ao redor do Sol e da Terra (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Já a Tianwen-3 é uma missão que deverá ser lançada com destino a Marte, com o objetivo de coletar amostras do Planeta Vermelho e trazê-las para a Terra. "A Tianwen-3 retornará com amostras de Marte, enquanto a Tianwen-4 vai explorar Júpiter, daí o nome 'Projeto de Exploração Planetária'", disse Rongqiao.

Muitos destes planos se devem ao sucesso da Tianwen-1, a primeira missão interplanetária da China que vem abrindo o caminho para missões futuras de pesquisa e exploração lideradas pelo país. A missão foi lançada em 2020 rumo a Marte, levando um orbitador e o rover Zhurong para explorar nosso vizinho.

Até o momento, o veículo já percorreu quase 2 km na superfície marciana, coletando uma série de dados científicos — até o momento, quase 540 GB de dados da missão já foram enviados à Terra.


Fonte: IT Home

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.