Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Outro foguete da China caiu descontroladamente na Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Março de 2023 às 17h27

Link copiado!

CASC
CASC

O estágio de um foguete Long March 2D, da China, realizou uma reentrada descontrolada na Terra na última terça-feira (7) e queimou sobre a região do estado do Texas, nos Estados Unidos. Por enquanto, os oficiais norte-americanos não encontraram detritos deixados pelo objeto. A China ainda não reconheceu oficialmente o retorno do veículo.

O foguete foi lançado em junho do ano passado do Centro de Lançamentos de Satélites Xichang. Ele levou ao espaço três satélites Yaogan 35 e os posicionou em órbitas com altitude média de 500 km. Após o lançamento, o primeiro estágio desceu à Terra em direção a uma zona calculada.

Normalmente, os segundos estágios dos foguetes se tornam lixo espacial após liberar suas cargas úteis, e permanecem no espaço por longos períodos até retornarem à Terra com a ajuda das interações com a atmosfera. No caso do foguete da China, Jonathan McDowell, astrofísico do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, observa que ele tinha uma vela de arrasto capaz de antecipar sua reentrada.

Continua após a publicidade

Com base em dados de monitoramento do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, organização dos Estados Unidos e Canadá responsável por alertas aeroespaciais, o foguete reentrou na atmosfera sobre o oeste do Texas, e seguiu entre as cidades de Abilene e Austin.

Dois oficiais de defesa dos Estados Unidos afirmaram que o foguete se movia a mais de 27 mil km/h e acabou desintegrado. Em um comunicado, o Comando Espacial dos Estados Unidos confirmou que a reentrada aconteceu durante a noite, na região sudeste da América do Norte.

“Esta foi uma reentrada descontrolada, o que signfiica que não foi guiada, mas sua órbita decaiu e diminuiu naturalmente”, acrescentaram. “Este tipo de comportamento reforça a necessidade de normas internacionais melhores sobre reentradas descontroladas e de alto risco”.

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira vez em que foguetes da China realizam reentradas descontroladas. Em 2021, o estágio do foguete usado para lançar o primeiro módulo da estação espacial Tiangong reentrou e caiu no mar; os estágios centrais dos foguetes usados para lançar os demais módulos da estaçãotiveram destino semelhante e, como não foram desorbitados de forma controlada, reentraram no ano passado.

Fonte: USNI