Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China faz o 103º lançamento consecutivo de um foguete Long March e bate recorde

Por| Editado por Rafael Rigues | 23 de Agosto de 2022 às 12h15

Link copiado!

Xinhua
Xinhua

A China acaba de quebrar um novo recorde com os foguetes da família Long March: neste sábado (20), o país enviou ao espaço novos satélites da rede Yaogan 35, marcando o 103º lançamento consecutivo de sucesso do país com um foguete da série, ao longo de um período de apenas 27 meses. O recorde anterior, de 102 lançamentos consecutivos, foi estabelecido entre 1996 e 2011.

O lançamento aconteceu no Centro de Lançamentos de Satélites Xichang, na província de Sichuan. Os satélites farão parte de uma rede de sensoreamento remoto.

Continua após a publicidade

Projetado e construído pela Academia de Tecnologias de Voos Espaciais de Xangai, o foguete Long March 2D é alimentado por propelentes líquidos e tem empuxo de decolagem de 300 toneladas métricas. O veículo pode levar ao espaço naves com até 1,2 toneladas, em órbitas de 700 km de altitude.

Com esta nova missão, os foguetes da série Long March ostentam um histórico de mais de 100 lançamentos que levaram mais de 200 diferentes naves para a órbita — entre elas, estão módulos da nova estação espacial da China, uma sonda lunar, naves tripuladas e mais. Até o momento, a China já soma 28 lançamentos espaciais neste ano, e planeja encerrar 2022 com um total de 60 deles.

Enquanto isso, a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), a principal contratante do programa espacial chinês, está desenvolvendo um foguete tripulado de última geração e um novo veículo lançador, que poderá ser usado em missões tripuladas à Lua.

Fonte: China Daily