Publicidade

Ouça o primeiro áudio do Perseverance se deslocando na superfície de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Março de 2021 às 11h40

Link copiado!

Reprodução/NASA/JPL-Caltech
Reprodução/NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Desde que pousou na cratera Jezero, em fevereiro deste ano, o rover Perseverance tem feito uma série de testes em Marte, certificando-se de que tudo está funcionando como o planejado para, então, iniciar a coleta e análise de amostras. Até o momento, o rover já enviou para a Terra os primeiros sons capturados no Planeta Vermelho e imagens em alta definição. A da vez novidade, divulgada ontem (17) pela NASA, é o registro em áudio das rodas do rover sobre as rochas marcianas enquanto se deslocava.

O registro do Perseverance foi feito no último dia 7 de março acionando suas seis rodas metálicas. O engenheiro sênior do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), Vandi Verma, diz que muitas pessoas, quando veem as imagens do rover, não apreciam o fato de as rodas serem de metal. “Quando você está dirigindo com essas rodas sobre pedras, é realmente muito barulhento", explica Verma sobre o ruído presente no registro. Confira:

Continua após a publicidade

O rover possui dois microfones. O primeiro faz parte do equipamento SuperCam que, recentemente, enviou o som do vento marciano e o barulho do laser pulverizando a rocha, mostrando sua grande potência. O segundo é o microfone de entrada, descida e aterrissagem (EDL, siga em inglês), foi o responsável por gravar cerca de 16 minutos de áudio enquanto o Perseverance percorria um trecho de 27,3 metros — de um total de 45 quilômetros da cratera Jezero —, no dia 7 de março.

Esta é a primeira vez que um robô captura e envia para Terra um áudio direto da superfície marciana. Até então, só havia registros de som baseados em sensores — como é o caso da sonda InSight, que é estacionária e vem estudando os "martemotos" — equivalentes aos terremotos em nosso planeta. Os microfones do rover Perseverance nos brindam uma nova maneira de explorar o planeta Marte e também servem como monitores sobre a performance do rover.

Continua após a publicidade

A próxima etapa da missão é fazer um voo de teste com o helicóptero Ingenuity, que viajou para Marte acoplado ao Perseverance — a equipe pretende registrar o voo com as MastCam-Z, do rover. Nada impede que os sons capturados nesse processo possam ser usados com as imagens, proporcionando uma experiência mais completa de algo tão inédito. De todo modo, falta pouco para o rover se dedicar 100% à procura por sinais de vida no passado distante de Marte.

Fonte: NASA