Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OneWeb lança mais 34 satélites e já tem 428 unidades em órbita

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Fevereiro de 2022 às 10h20

Link copiado!

ESA/CNES/Arianespace
ESA/CNES/Arianespace

Um lote de 34 satélites de internet da OneWeb foi lançado ao espaço nesta quinta-feira (10), através do primeiro lançamento operado pela Arianespace este ano. A carga foi transportada pelo foguete russo Soyuz, que decolou a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, por volta das 15h09 (horário de Brasília).

A missão de entrega duraria pouco mais de três horas, incluindo uma sequência de nove separações dos 34 satélites. Em seguida, eles se elevariam à órbita operacional. Na noite desta quinta, a OneWeb confirmou contato com todos os satélites.

Continua após a publicidade

Os novos satélites serão dedicados a setores como aviação, marítimo, comunicação, governo e serviços de respostas a emergências, informou a Arianespace. Este foi o 13º lançamento da OneWeb e o primeiro a ser operado pela Arianespace neste ano.

A OneWeb também disse que o lançamento é dedicado a garantir que o conjunto de satélite não prejudique a nova fronteira de conectividade para as próximas gerações. “Pois a desenvolvemos para o benefício de todos”, acrescentou a empresa em nota.

Com o lançamento desta quinta, a OneWeb alcança dois terços de sua frota, com um total de 428 satélites no espaço. O próximo lote de 36 satélites, está previsto para ser lançado em março.

Continua após a publicidade

Além do lançamento, a empresa publicou práticas que visam tornar o uso do espaço próxima à Terra mais responsável, incluindo projetos para a remoção de lixo espacial.

OneWeb, SpaceX e Amazon são frequentemente criticadas por suas constelações de satélites quanto à possibilidade de geração de detritos espaciais e interferência em observações astronômicas. Recentemente, a União Astronômica Internacional, por sinal, lançou um centro para combater as possíveis ameaças dessas megaconstelações de satélites.

Fonte: Via Space.com