Publicidade

Arianespace abraça a tendência e vai fabricar foguetes reutilizáveis na Europa

Por| 12 de Setembro de 2019 às 13h52

Link copiado!

Arianespace
Arianespace

Foguetes reutilizáveis chacoalharam a indústria aeroespacial, com a empresa privada estadunidense SpaceX saindo à frente ao inaugurar seus Falcon 9 e Falcon Heavy, que tornam lançamentos muito mais baratos em comparação com foguetes tradicionais. Agora, a europeia Arianespace está mirando neste novo mercado, e se prepara para construir seus próprios foguetes reutilizáveis.

No início do ano, o ArianeGroup (que controla sua subsidiária Arianespace) e a CNES (a agência espacial da França) assinaram um acordo para planejar uma "plataforma de aceleração" com o objetivo de desenvolver novos veículos de lançamento, incluindo modelos reutilizáveis. Essa plataforma foi chamada de ArianeWorks e conta com colaboração internacional.

De lá para cá, a empresa vem examinando projetos de como recuperar o primeiro estágio de um foguete recém lançado, e um veículo experimental chamado Frog será usado para testar muitas das tecnologias essenciais para esse tipo de empreitada. Depois, um outro veículo de testes chamado Themis, mais robusto, será colocado em campo para testes ainda mais profundos.

Além disso, a Arianespace e a CNES vêm trabalhando juntas na criação do motor Prometheus, que usa oxigênio e metano como propulsor e pode ser adaptado para vários lançamentos diferentes. Os resultados da combinação de metano com oxigênio para propulsores são mais amigáveis ao meio-ambiente em comparação com outros combustíveis comumente utilizados. O protótipo Themis usará o motor Prometheus para pousar de volta após o lançamento.

Continua após a publicidade

Por fim, um outro veículo também vem sendo planejado, chamado Callisto. Este vai testar o desempenho do combustível em diferentes motores, o que será essencial para o desenvolvimento do Themis.

Vale lembrar que, recentemente, a SpaceX foi apontada como a atual líder do setor mundial de foguetes, com uma receita de US$ 2 bilhões obtida somente no ano passado — e isso sendo relativamente nova neste mercado. O motivo para tamanho crescimento é justamente o baixo custo de seus lançamentos graças aos foguetes reutilizáveis, e a Arianespace certamente quer seu lugar ao sol neste novo mercado, "dominando" ao menos os lançamentos europeus.

Fonte: Space.com