OneWeb vai usar constelação de satélites para prover internet rápida ao Ártico

OneWeb vai usar constelação de satélites para prover internet rápida ao Ártico

Por Natalie Rosa | 06 de Setembro de 2019 às 20h00
Reprodução: OneWeb

O Ártico deve começar a receber internet semelhante à de fibra no ano que vem, se depender dos esforços da OneWeb. A companhia aeroespacial está com planos de oferecer o serviço em toda a região com a ajuda de uma constelação de satélites, fornecendo conexão para residências, barcos e aviões.

De acordo com a OneWeb, os satélites terão capacidade de distribuir internet de alta velocidade a cerca de 48% do Ártico, nas regiões que não possuem cobertura banda larga. Autoridades locais dizem estar empolgadas com a ideia, alegando que a novidade vai ajudar no desenvolvimento econômico da área.

Lisa Murkowski, senadora republicana do Alasca, afirma que a conectividade é crítica na economia moderna do Ártico, e que uma internet de qualidade irá trazer mais oportunidades para as próximas gerações.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Simulação da constelação de satélites da OneWeb (Imagem: Reprodução)

Adrian Steckel, CEO da OneWeb, diz que a conectividade, nos tempos de hoje, é essencial e um direito básico do ser humano. "A nossa constelação vai oferecer cobertura de alta velocidade do Ártico, antes mesmo que qualquer outro sistema proposto para a necessidade de internet por todo o Ártico", diz o executivo.

Até o momento, a OneWeb lançou apenas seis dos primeiros satélites de sua constelação, mas o suficiente para conduzir testes em julho deste ano, com streamings de vídeos em HD. O experimento mostrou que os satélites estão operacionais e contam com latência de 40 milissegundos.

Os serviços terão início em janeiro de 2020, entregando capacidade de 375 GB à região.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.