Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o cheiro do espaço? Saiba que não é muito agradável!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Julho de 2019 às 10h11

Link copiado!

Comfreak/Pixabay
Comfreak/Pixabay

As representações visuais do espaço costumam ser deslumbrantes. Seja assistindo a filmes de ficção científica, seja admirando imagens reais divulgadas por cientistas, somos impactados com a beleza inóspita de outros mundos. Mas será que acharíamos o espaço tão bacana assim se o "observássemos" com outros sentidos além da visão? Qual será o sabor da matéria de outros corpos celestes? E qual é o cheiro do espaço?

Não temos como sentir o cheiro de nada fora da Terra diretamente, mas temos boas pistas para concluir como é o odor por lá. Mas, antes de seguir para as próximas linhas, tenha em mente que o espaço não é um vácuo completo e absoluto. Aliás, tudo depende da região. Por exemplo, se estivermos no espaço exterior (área não ocupada por corpos celestes), teremos vácuo parcial, mas ainda com a presença de plasma de hidrogênio e hélio, radiação eletromagnética, neutrinos e poeira interestelar.

Temos ainda o que é conhecido como espaço interplanetário, que é a região em volta do Sol e dos planetas do nosso sistema, e o espaço interestelar, que vai além da área de influência das estrelas. No espaço interplanetário, apesar do vácuo parcial, há presença de raios cósmicos, partículas subatômicas, gases, plasma e poeira interplanetária na forma de nuvem.

Continua após a publicidade

E é de se esperar que, em meio a essa matéria, mesmo fora da superfície dos planetas e luas, haja algum odor. E o cheiro do espaço não parece ser agradável.

Que cheiro tem o espaço?

De acordo com astronautas enviados a missões espaciais, o cheiro do espaço ao redor da Terra e da Lua se parece com pólvora queimada. Um dos relatos sobre o cheiro do espaço é de Gene Cernan, astronauta da missão Apollo 17, a sexta e última missão tripulada do Programa Apollo, da NASA. Foi ele quem descreveu o odor da poeira lunar como “cheiro de pólvora queimada”, de acordo com os artigos Crônicas da Apollo, da agência espacial.

Continua após a publicidade

Claro, os astronautas não tiravam seus capacetes na Lua para sentir o cheiro lunar. Acontece que todos aqueles que tiveram contato direto com a superfície da Lua tiveram seus trajes impregnados com a poeira que, segundo os relatos, era "incrivelmente pegajosa". Assim, com toda aquela matéria grudada nos equipamentos, puderam conferir o cheiro do nosso satélite natural ao removerem o capacete dentro da nave espacial — e era um fedor desagradável.

Já de acordo com Buzz Aldrin, da Apollo 11, a poeira lunar cheirava "como carvão queimado ou as cinzas de uma chaminé". "Sobretudo se você derramar um pouco de água sobre ela", completou. E o piloto da Apollo 16, Charles Duke, contou que é “um cheiro muito forte; tem gosto e cheiro de pólvora”. Pois é, eles também ousaram provar a poeira pegajosa com o paladar. Tudo pela ciência, certo?

Qual o cheiro de outros planetas?

E não pense que o fedor do espaço se limita à Lua. Afinal, no Sistema Solar há alguns planetas gasosos com potencial de emitir um cheiro nada agradável.

Continua após a publicidade

Urano, por exemplo, parece cheirar a flatulências. Pois é. Embora seja impossível irmos ao planeta conferir isso aí (e se fôssemos, não sobreviveríamos), Mark Hofstadter, cientista planetário do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, afirma que em Urano há “nuvens fedorentas” graças principalmente ao sulfeto de hidrogênio e à amônia, que podem se condensar em nuvens na atmosfera do planeta.

Para se ter uma ideia do caos odorífico de Urano, pense que o sulfeto de hidrogênio é o gás que dá o fedor aos peidos. A amônia, por sua vez, se estiver muito concentrada, terá cheiro de urina humana. Então, dependendo da concentração desses gases na atmosfera, talvez Urano possa cheirar tão mal quanto um banheiro público ao final de um festival de música gratuito no centro de uma grande cidade.

Mas há um detalhe que não podemos deixar escapar: nós conhecemos os odores desses gases e substâncias apenas quando estamos na Terra, onde essas partículas são afetadas pelas complexas condições atmosféricas terrestres. É possível que, se pudéssemos visitar a Lua ou Urano sem capacetes, sentiríamos diferentes manifestações desses odores.

Continua após a publicidade

Donald Pettit, engenheiro químico e astronauta que esteve por bastante tempo na Estação Espacial Internacional explicou que o cheiro de pólvora da poeira lunar que os astronautas sentiram provavelmente foi resultado da interação desse pó com o ar do módulo espacial. Já Gary Lofgren, do Laboratório de Amostras Lunares do Centro Espacial Johnson, da NASA, atribui o cheiro à combinação da poeira lunar com íons emitidos pelo Sol, que chegam ao satélite e se misturam dentro da cabine "produzindo quem sabe quais odores".

A solução para esse impasse é analisar a matéria lunar em sua própria superfície, batendo o martelo sobre qual é o cheiro da Lua sem nenhuma interferência. E quem sabe a ambição da SpaceX de explorar Marte nos revele também o cheiro do Planeta Vermelho?

Fonte: The AtlanticPopular ScienceBBC