Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estação Espacial Internacional tem um "cheiro peculiar", diz astronauta

Por| 29 de Julho de 2022 às 12h10

Link copiado!

ESA/NASA
ESA/NASA

Imagine um ambiente permanentemente fechado, habitado continuamente por humanos há mais de 20 anos. Esta é a Estação Espacial Internacional, onde os cheiros acumulados dão origem a um odor "peculiar", nas palavras da astronauta italiana Samantha Critstoforetti.

Em vídeo postado no TikTok e Twitter, a astronauta responde a uma seguidora, que pergunta: "Qual o cheiro da estação espacial internacional? Vocês têm ar condicionado?"

Continua após a publicidade

Segundo Cristoforetti, assim que chegou à estação, em Abril deste ano, o "odor peculiar" imediatamente trouxe à tona lembranças de sua primeira missão no espaço, entre 2014 e 2015. Ela não detalhou o cheiro, mas afirma que após um ou dois dias se acostumou a ele e agora não consegue mais detectá-lo.

Isso não quer dizer que a ISS é inodora: a astronauta aponta alguns lugares fedorentos, como onde são guardados os barris com "resíduos sólidos" dos banheiros (sim, é o que vocês estão pensando), bem como o evaporador que extrai água da urina dos tripulantes para que possa ser reciclada.

"Fora isso, a estação espacial tem um cheiro bastante agradável", afirmou a astronauta.