Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk diz que SpaceX pode construir base em Marte em 2028

Por| 25 de Setembro de 2018 às 08h39

Link copiado!

Elon Musk diz que SpaceX pode construir base em Marte em 2028
Elon Musk diz que SpaceX pode construir base em Marte em 2028
Tudo sobre SpaceX

Depois de anunciar que o foguete BFR levará um bilionário japonês com artistas a serem convidados por ele para dar uma volta ao redor da Lua (o que acontecerá em 2023), agora Elon Musk disse que é possível que sua companhia espacial construa uma base fixa em Marte no ano de 2028 — ou ao menos inicie a construção neste ano, enquanto a empresa se prepara para levar uma missão tripulada ao Planeta Vermelho nas décadas seguintes.

No Twitter, o CEO publicou uma imagem mostrando como será a chamada Mars Base Alpha, quando um seguidor o questionou sobre quando era provável que essa façanha acontecesse. Musk, então, respondeu que 2028 deve ser o ano que marcará mais este feito histórico.

A SpaceX vem anunciando planos de levar a humanidade à Marte há alguns anos, planejando lançar uma primeira missão tripulada para lá na década de 2030. Portanto, faz sentido que os planos da empresa contem com a construção de uma base antes de a tripulação chegar ao planeta. Contudo, a NASA tem lá suas dúvidas quanto ao cronograma, questionando a viabilidade de uma viagem sem precedentes como essa acontecer em um intervalo tão curto de tempo.

Continua após a publicidade

Os primeiros voos de teste com o BFR devem acontecer já nos próximos anos para que a SpaceX garanta que o foguete e sua nave estejam funcionando direitinho antes do passeio lunar em 2023. Inicialmente, serão realizados lançamentos não-tripulados, mas é provável que a empresa também faça testes carregando suprimentos para verificar o funcionamento do foguete enquanto estiver levando toneladas de itens — sua capacidade é de até 100 toneladas de suprimentos. Sendo assim, o BFR poderá ser usado tanto para levar equipamentos e materiais para a construção da colônia marciana, quanto para levar as pessoas que se aventurarão nesta viagem fantástica.

Vale ressaltar que qualquer atraso no cronograma da empresa pode significar o adiamento de anos no envio de pessoas para Marte. É que só é eficiente voar para lá em determinados momentos, como, por exemplo, quando as órbitas de Marte e da Terra estão próximas. Sendo assim, algumas semanas de atraso nos testes do foguete podem atrasar o cronograma da missão em meses, ou até mesmo anos. Portanto, ainda é cedo para especularmos se veremos a primeira base fixa marciana se tornando realidade dentro de uma década — mas torcemos para que tudo dê certo.

Fonte: ExtremeTech