O céu não é o limite! | Susto na ISS, Starliner, Marte e +

Por| 16 de Junho de 2024 às 06h00

NASA/Roscosmos/Bob Hines/NASA/JPL

Pronto para conferir os destaques da última semana na ciência espacial? Uma das descobertas mais surpreendentes dos últimos dias aconteceu em Marte: o Planeta Vermelho apresentou geadas em uma região onde os cientistas consideravam ser impossível a ocorrência de fenômenos do tipo.

Além disso, a NASA transmitiu sem querer o áudio de uma aparente emergência médica na Estação Espacial Internacional (ISS), causando preocupações em que estava acompanhando. Mas pode ficar tranquilo, pois não havia nenhuma situação de risco naquele momento.

Confira estes e outros acontecimentos da semana em nosso resumo.

Nave espacial da Boeing

Os últimos dias na Estação Espacial Internacional foram agitados para Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams. Mesmo assim, eles aproveitaram uma pausa nas atividades para realizar uma tour em vídeo pelo interior da espaçonave Starliner, mostrando os controles e outras estruturas por lá.

Falando na Starliner, a NASA confirmou a ocorrência do 5º vazamento em um dos componentes da cápsula. Segundo a agência espacial, as equipes da Starliner estão investigando o ocorrido para descobrir se pode haver algum impacto no restante da missão.

Enquanto isso, em Marte

Marte surpreendeu cientistas outra vez. Pesquisadores da Universidade de Berna descobriram gelo em algumas das montanhas mais altas do Planeta Vermelho, como o gigantesco vulcão Olympus Mons. A detecção é curiosa, porque tais montanhas ficam em latitudes que recebem mais luz solar.

Isso significa que as temperaturas por lá são mais altas, ou seja, os cientistas não esperavam encontrar gelo na região. A descoberta é importante também para as futuras missões tripuladas que devem ser enviadas ao planeta, pois indicam onde há recursos essenciais para os astronautas.

Além da água, também é importante que os cientistas estudem os efeitos da radiação solar em Marte. Para isso, podem contar com os dados das missões robóticas por lá, que tiveram uma visão privilegiada para registrar os efeitos da tempestade solar extrema ocorrida em maio.

Sustos no espaço

Esta foi uma semana agitada na Estação Espacial Internacional. Veja só: Tracy C. Dyson e Matt Dominick, astronautas da NASA, iriam realizar uma caminhada espacial na quinta (13). “Iriam”, pois a atividade extraveicular foi suspensa quando faltava cerca de uma hora para seu início.

Segundo a NASA, a decisão foi tomada devido ao que descreveram como uma questão de desconforto com o traje espacial".

Foi também naquele dia que a agência espacial transmitiu um áudio em que uma cirurgiã de voo instruía os astronautas na ISS a lidar com um comandante sofrendo da doença de descompressão. Mas pode ficar tranquilo, pois no fim, o áudio era parte de uma simulação usada em um treinamento de emergências