Publicidade

NASA adia spacewalk nesta quinta (13) por "culpa" de traje espacial

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Junho de 2024 às 10h20

Link copiado!

NASA TV
NASA TV
Tudo sobre NASA

Na manhã desta quinta (13), os astronautas da NASA Tracy C. Dyson e Matt Dominick iriam realizar uma caminhada espacial no lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS). Quando faltava pouco para o início da atividade, a NASA anunciou que o spacewalk foi adiado.

Em uma publicação, a agência espacial explicou que “a caminhada espacial não vai acontecer conforme o programado”. Os astronautas começaram a tirar seus trajes espaciais às 8h25 no horário de Brasília, cerca de uma hora antes do horário em que iriam sair da câmara de compressão Quest.

Pouco depois, a NASA publicou uma atualização declarando que o procedimento foi suspenso "devido a uma questão de desconforto com o traje espacial". Não há informações sobre qual dos astronautas teve problemas com seu traje, ou o que causou tal desconforto.  

Continua após a publicidade

Os spacewalks (ou caminhadas espaciais, como chamamos em português) acontecem quando astronautas saem dos seus veículos e vão para o espaço. O procedimento também é chamado de atividade extraveicular e acontece por motivos diversos, como a realização de experimentos científicos, a necessidade de algum reparo no lado externo do veículo, entre outros. 

No caso, o objetivo da atividade era que os astronautas coletassem o grupo de radiofrequência, um equipamento de comunicação que está com defeito. Além disso, Dyson iria raspar o exterior do laboratório orbital para coletar amostras que vão ser usadas em um estudo sobre a sobrevivência de microrganismos em ambientes extremos na microgravidade.

"Existe um grupo de cientistas que está muito interessado nisso, por exemplo, em ir a Marte e entender o que podemos levar conosco para a superfície marciana, descobrir acidentalmente algo na superfície marciana que realmente veio de nós, esse tipo de coisa", disse Dina Contella, vice-gerente do programa da Estação Espacial Internacional na NASA. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A atividade extraveicular que aconteceria nesta quinta (13) seria a primeira de uma sequência de três que vão ser executadas para atividades científicas e manutenção da ISS. Ainda não há data definida para as demais, mas é esperado que aconteçam nos próximos meses. 

Fonte: NASA