Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu não é o limite! | SLIM na Lua, explosão do foguete Starship e +

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Janeiro de 2024 às 09h00

Link copiado!

JAXA/SpaceX/NSF/NSF/GBO/P.Vosteen
JAXA/SpaceX/NSF/NSF/GBO/P.Vosteen

Esta foi uma semana agitada para os entusiastas da ciência espacial. Veja só: Elon Musk, CEO da SpaceX, comentou a explosão do foguete Starship ocorrida em seu último teste de voo, feito em novembro. O motivo do ocorrido? Oxigênio líquido descartado. 

Entre outros acontecimentos que merecem destaque, está o lander SLIM, do Japão, que pousou na Lua na sexta-feira (19), mas apresentou alguns problemas técnicos. Além disso, a sonda Peregrine, da Astrobotic, atravessou a atmosfera terrestre e foi queimada, e uma galáxia foi descoberta de um jeito para lá de inusitado. 

Confira estes e outros destaques da semana: 

Pouso do lander SLIM

Continua após a publicidade

O aguardado pouso do lander SLIM, do Japão, aconteceu nesta sexta-feira (19). A tensão foi grande: o pouso ocorreu durante o início da tarde, mas levou algum tempo até a agência espacial japonesa JAXA confirmar o sucesso da operação.

Apesar de a alunissagem (nome dado a pousos na Lua) ter acontecido como o esperado, o lander mostrou problemas em seus painéis solares.

Detecção do buraco negro mais antigo e distante

O telescópio James Webb surpreendeu cientistas outra vez. Dados do observatório revelaram um buraco negro com seis milhões de massas solares a 13,4 bilhões de anos-luz de nós, ou seja, ele foi observado como era apenas 400 milhões de anos após o Big Bang.

Agora, os cientistas precisam investigar a evolução deste objeto e de outros parecidos com ele. 

Por que o Starship explodiu?

Continua após a publicidade

O segundo teste de voo do Starship foi feito em novembro e acabou em explosão — e agora sabemos o porquê. Elon Musk, CEO da empresa, comentou durante uma apresentação que o desfecho se deve ao oxigênio líquido que foi liberado.

Segundo ele, o composto não estaria lá se o Starship tivesse levado alguma carga útil em seu voo. 

Reentrada da sonda Peregrine 

Continua após a publicidade

A jornada da sonda Peregrine, da Astrobotic, parece ter chegado ao fim. De acordo com a empresa, o contato com a sonda foi perdido nesta quinta-feira (18) — o que era esperado, já que ele foi direcionado para realizar uma reentrada controlada sobre o Oceano Pacífico. 

Ele foi lançado com destino à Lua em 8 de janeiro, mas sofreu um vazamento que impediu que seguisse viagem para tentar pousar em nosso satélite natural.

Galáxia descoberta sem querer

Continua após a publicidade

Já imaginou descobrir uma galáxia graças a um simples erro de digitação? Pois foi o que aconteceu quando astrônomos responsáveis pelo telescópio Green Bank erraram enquanto digitavam coordenadas.

Como resultado, eles encontraram uma galáxia primordial escura praticamente sem estrelas, sendo difícil detectá-la.