Publicidade

Sonda Peregrine atravessa atmosfera da Terra e seu sinal é perdido

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Janeiro de 2024 às 10h37

Link copiado!

Astrobotic Technology
Astrobotic Technology

O lander Peregrine, da Astrobotic, parece ter reentrado na atmosfera terrestre, sendo queimado durante o processo. Nesta quinta-feira (18), a Astrobotic anunciou no X, o antigo Twitter, que perdeu contato com a sonda por volta das 17h50 no horário de Brasília.

"Embora isso indique que o veículo completou sua reentrada controlada em águas abertas sobre o Pacífico Sul às 18h04 [horário de Brasília], aguardamos a confirmação independente de entidades governamentais", escreveu a Astrobotic na publicação.

Continua após a publicidade

Enquanto aguarda tais dados, a Astrobotic vai realizar uma teleconferência nesta sexta-feira (19) para discutir a missão do Peregrine e seu desfecho. O evento começa às 15h no horário de Brasília, e vai ser transmitido pela NASA no YouTube

Uma estação de monitoramento em Camberra, na Austrália, confirmou a perda do sinal do Peregrine. O esperado era que poucas partes de sua estrutura, ou nenhuma, resistissem à reentrada na atmosfera da Terra. 

Lançado em 8 de janeiro no primeiro voo do foguete Vulcan Centaur, o lander Peregrine sofreu um vazamento de combustível. O ocorrido impediu que a sonda chegasse à Lua e tentasse pousar por lá — e se tivesse sucesso, o Peregrine se tornaria a primeira espaçonave privada a tocar o solo do nosso satélite natural. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Mesmo assim, ele continuou operando nos últimos dias e ativou suas 10 cargas úteis; entre elas, estavam cápsulas com porções simbólicas de restos mortais fornecidas pelas empresas Celestis e Elysium Space. Outras cargas úteis eram instrumentos científicos da NASA.