Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo teste de voo do Starship pode atrasar devido a relatório

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Julho de 2023 às 16h38

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Parece que o próximo teste de voo com o foguete Starship, da SpaceX, ainda pode demorar para acontecer. O primeiro teste aconteceu há alguns meses e, desde então, a Administração Federal de Aviação (FAA) aguarda a empresa enviar um relatório necessário para uma nova tentativa de lançamento do foguete.

Pouco tempo após o teste realizado em abril, a FAA, agência reguladora de voos nos Estados Unidos, anunciou que a SpaceX precisa enviar um relatório final sobre o ocorrido. O documento é necessário para a identificação de ações corretivas necessárias antes de uma nova tentativa de voo.

Continua após a publicidade

Segundo a instituição, a SpaceX precisa completar o que a FAA chamou de mitigações ambientais, e deveria garantir também que outros lançamentos não afetassem a segurança pública. As observações não foram feitas sem motivo.

O protótipo do foguete Starship explodiu cerca de oito minutos após deixar a plataforma, destruindo esta estrutura e lançando pedaços de metal e concreto por perto. Além disso, partículas do foguete foram encontradas em cidades próximas.

Agora, a FAA aguarda o relatório que vai detalhar as mudanças que a SpaceX precisa implementar antes de tentar lançar o foguete outra vez. “As ações e [medidas de] segurança pública que a SpaceX ainda vai tomar vão determinar o cronograma [para um novo lançamento]”, afirmou um representante da FAA.

Na prática, isso significa que não é possível definir ao certo quando a próxima tentativa de lançamento do Starship vai acontecer. Mesmo assim, Elon Musk, CEO da SpaceX, afirmou recentemente que o novo teste de voo poderia ser feito em poucas semanas.

Continua após a publicidade

Apesar de não ter data definida para um novo voo, a empresa vem realizando novos testes de ignição estática com os protótipos do foguete, além de reformas na plataforma de lançamentos para tentar evitar novos danos na estrutura.

Fonte: ExpressNews