Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explosão do Starship libera partículas em cidades próximas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2023 às 16h22

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A explosão do foguete Starship nesta quinta-feira (20) liberou uma chuva de partículas nos arredores do local de lançamento em Boca Chica, no Texas. As informações foram obtidas por Pablo De La Rosa, repórter do Texas Public Radio.

Segundo ele, as partículas foram observadas em diferentes lugares de Port Isabel, uma cidade no Texas. O repórter trouxe ainda algumas imagens do material tiradas por pessoas nestas regiões, que mostram fragmentos de cor clara em diferentes superfícies.

Continua após a publicidade

O lançamento realizado hoje foi o primeiro teste de voo já realizado com o protótipo do foguete Starship integrado ao do booster Super Heavy; juntos, eles formaram um veículo com 120 m de altura. Eles deixaram a plataforma às 10h33, no horário de Brasília.

O Starship voou por cerca de três minutos e, depois, os estágios deveriam ter se separado. Entretanto, isso não aconteceu, e o foguete começou a tombar. Menos de quatro minutos após o início do voo, ele sofreu o que a SpaceX descreveu como “desmontagem rápida e não programada” — ou seja, explodiu.

Mesmo com o desfecho, os funcionários da SpaceX comemoraram o voo — afinal, esta foi a primeira vez que o Starship voou com seus estágios totalmente integrados. “Este foi o primeiro teste de voo do Starship, e o objetivo é coletar os dados e, como dissemos, limpar a plataforma e nos prepararmos para tentar novamente”, disse John Insprucker, engenheiro da SpaceX, durante a transmissão do lançamento.