Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Starship: por que o foguete da SpaceX explodiu?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2023 às 12h56

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O foguete Starship, da SpaceX, explodiu nesta quinta-feira (20) durante o primeiro teste de voo já feito com o sistema totalmente integrado. Para o lançamento, a empresa utilizou protótipos do foguete Starship e do booster Super Heavy.

O Starship foi lançado às 10h33 no horário de Brasília, das instalações de Starbase, no Texas. Poucos minutos após deixar a plataforma, o foguete iria iniciar a separação dos estágios, mas tanto o propulsor quanto a nave seguiram juntos e começaram a tombar. “Obviamente, esta não parece ser uma situação nominal”, observou John Insprucker, engenheiro da SpaceX que estava na transmissão do lançamento.

Cerca de quatro minutos depois do início do voo, o Starship se rompeu no ar.

Continua após a publicidade

É provável que a explosão tenha sido causada pelo Sistema de Terminação de Voo, acionado devido ao desvio da trajetória do foguete. “Como se o teste de voo não fosse empolgante o suficiente, o Starship experimentou uma desmontagem rápida e não programada antes da separação dos estágios”, escreveu a empresa, em uma publicação no Twitter.

Ainda não há informações sobre a causa exata da explosão, mas a SpaceX considerou que o teste foi um sucesso. É comum que foguetes não se saiam bem em seus primeiros voos e, apesar do desfecho, a empresa pôde obter novas informações sobre o desempenho do veículo em condições reais. Com estes dados em mãos, a SpaceX pode aplicar melhorias no veículo para novos testes no futuro.

Além disso, Elon Musk, CEO e fundador da companhia, já havia destacado que nem tudo poderia acontecer como o planejado durante o voo, já estimou que o lançamento teria apenas 50% de chance de sucesso. “Parabéns à equipe da SpaceX em um teste de lançamento incrível do Starship!”, escreveu Musk.