Novo recorde! Órbita da Terra tem 17 pessoas — por enquanto
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A quantidade de pessoas na órbita da Terra acaba de chegar a um novo recorde. A China levou mais três astronautas à estação espacial Tiangong, o que significa que há 17 pessoas na órbita da Terra no momento. A marca anterior foi de 14 pessoas, estabelecida com o lançamento da missão Inspiration4 em 2021.
- ISS abriga humanos no espaço há duas décadas. E agora, qual o futuro da estação?
- Como os astronautas voltam à Terra após missões espaciais?
A missão Shenzhou-16 levou ao espaço os taikonautas Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao. Após chegar à Tiangong na terça (30), eles foram recebidos por Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu, os tripulantes da missão Shenzhou-15, que estão a bordo das instalações desde novembro.
Já a Estação Espacial Internacional (ISS) esteve mais agitada que de costume. Atualmente, o laboratório orbital conta com os membros da Expedição 69, formada pelos cosmonautas Sergey Prokopyev, Dmitry Petelin e Andrey Fedyaev. Junto deles, há os astronautas Frank Rubio, Stephen Bowen, Warren Hoburg e o sultão Al Neyadi, dos Emirados Árabes.
Além deles, a ISS contava ainda com os os membros da missão privada Ax-2, formada por Peggy Whitson, John Shoffner, Ali AlQarni e Rayyanah Barnawi. Por coincidência, Barnawi se tornou a 600º pessoa a alcançar a à órbita da Terra, sendo ainda a primeira mulher saudita a ir ao espaço.
A grande quantidade de pessoas em órbita não vai durar muito tempo. Após uma estadia de oito dias na ISS, os membros da Ax-2 iniciaram a viagem de volta à Terra no início da tarde, e vão descer ao litoral da Flórida no início da madrugada de quarta-feira (1º). Então, a quantidade total de pessoas na órbita da Terra vai diminuir para 13.
Fonte: Via: Space.com