Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo ensaio geral do foguete SLS, da NASA, começará neste sábado (18)

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Junho de 2022 às 14h30

Link copiado!

NASA/Ben Smegelsky
NASA/Ben Smegelsky
Tudo sobre NASA

A NASA afirmou nesta quarta-feira (15) quw começará a quarta tentativa de ensaio geral do foguete Space Launch System (SLS) no próximo sábado (18) e as operações abastecimento na segunda feira (20). A operação de teste, que inclui a nave Orion acoplada ao SLS, é o último passado antes que uma data de lançamento para a missão Artemis I seja definida.

A pilha formada pelo foguete e nave chegou ao Complexo de Lançamento 39B do Kennedy Space Center (KSC), na Flórida, no dia 6 de junho para iniciar os preparativos do teste. A atividade inclui todas as operações envolvidas em um lançamento real, exceto a decolagem em si.

Continua após a publicidade

As últimas tentativas do ensaio foram frustradas por falhas. Na mais recente, em abril, a equipe da NASA encontrou um vazamento de hidrogênio durante o abastecimento, então a pilha foi levada de volta às instalações do Vehicle Assembly Building (VAB) da KSC, onde as equipes da NASA realizaram os reparos necessários no SLS e nos sistemas terrestres envolvidos nas operações de lançamento. "Consertamos algumas coisas ao redor da área onde vimos o vazamento", disse Jim Free, administrador associado de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA.

O tempo no VAB também serviu para aprimorar as operações de carregamento do SLS. Segundo Free, as equipes atualizaram e automatizaram certos procedimentos para encher os tanques de combustível criogênico. Na semana passada, já de volta ao KSC, foguete e nave passaram por testes de validação.

O trabalho verificou os serviços e conectividade entre a plataforma de lançamento móvel do SLS e os sistemas do centro de comando e controle da NASA. No final da semana, as equipes realizaram uma manutenção do propulsor e completaram o carregamento de combustível hipergólico usado para o empuxo durante o voo.

Continua após a publicidade

Os ajustes para o ensaio geral também incluíram a finalização da inspeção de propulsores e motores, quando a plataforma de serviço do motor foi separada do foguete. Além disto, as equipes concluíram a preparação dos sistemas de hidrogênio e oxigênio líquidos.

A NASA espera que o ensaio geral dure menos de 48 horas, encerrando na próxima segunda-feira (20). Se tudo der certo, a missão Artemis I pode ser lançada no final de agosto, mas existem diversas outras oportunidades de lançamento que vão até o próximo ano.

Ao ser lançada pelo foguete SLS, a nave Orion realizará uma viagem sem tripulação ao redor da Lua e voltará à Terra. A missão avaliará a segurança tanto da nave quanto do foguete para as próximas missões, que serão tripuladas.

Fonte: NASA, Via Space.com