Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA planeja "ensaio modificado" com foguete lunar após anomalia em válvula

Por| Editado por Rafael Rigues | 11 de Abril de 2022 às 14h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA está planejando realizar um “ensaio molhado” modificado com o foguete Space Launch System (SLS). Originalmente o teste envolveria o sistema completo, incluindo abastecimento do estágio central e propulsores auxiliares e uma contagem regressiva, porém sem acionamento dos propulsores. Mas agora, apenas o estágio central será abastecido. Devido às mudanças, o teste deverá acontecer somente nesta quinta-feira (14).

Se tudo correr bem durante o teste, a agência espacial deverá levar de volta o foguete e a cápsula Orion para o prédio Vehicle Assembly Building (VAB), onde os engenheiros vão avaliar a situação do conjunto. Na semana passada, a NASA tentou realizar um ensaio com o foguete, mas acabou cancelando o procedimento após identificar uma anomalia em uma válvula.

Continua após a publicidade

Durante aquele teste, o SLS seria abastecido com hidrogênio líquido, mas o procedimento foi suspenso após os engenheiros encontrarem problemas na válvula de ventilação principal do veículo. Já em um comunicado publicado neste sábado (9), a agência espacial descreve uma anomalia em uma outra válvula de verificação de hélio.

O “ensaio molhado” é um procedimento em que as equipes passam alguns dias colocando em prática os processos necessários a um lançamento, incluindo o abastecimento com propelentes criogênicos, e treinam também a remoção deles. O teste representa uma oportunidade para os profissionais refinarem os procedimentos de contagem regressiva, validando modelos críticos e interfaces de software.

“O teste modificado irá permitir que os engenheiros alcancem os objetivos críticos para o sucesso do lançamento”, afirmou a NASA, na publicação. Os engenheiros estão confiantes de que devem conseguir substituir as válvulas defeituosas quando o foguete estiver de volta no VAB. O teste é um dos procedimentos necessários para o lançamento da missão Artemis I, a primeira do programa Artemis.

Fonte: NASA