Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas fotos revelam o que há em sombras do polo sul da Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Maio de 2023 às 12h40

Link copiado!

NASA/KARI/ASU
NASA/KARI/ASU

A sonda Danuri, a primeira missão lunar da Coreia do Sul, tirou fotos incríveis do polo sul da Lua. Elas mostram o que há em regiões que, normalmente, estariam escondidas por sombras, que foram reveladas graças à ShadowCam, uma câmera com altíssima sensibilidade à luz.

Desenvolvida por instituições dos Estados Unidos, a ShadowCam é muito mais sensível à luz do que as câmeras desenvolvidas para outras missões lunares. Na prática, isso permite que ela capture imagens em alta resolução de regiões da Lua que nunca recebem luz solar direta e, por isso, estão sempre imersas em sombras.

Foi assim que a ShadowCam conseguiu uma foto da região equatorial da Lua iluminada pelo Earthshine (“brilho da Terra”, em tradução literal), a luz refletida por nosso planeta. A foto foi tirada durante testes, e mostra o interior da cratera Bruce e alguns canais formados pelo deslizamento de solo lunar pelas paredes da cratera.

Continua após a publicidade

Confira:

Outra imagem mostra o pico no interior de Aristarchus, uma cratera de impacto considerada uma das mais maiores e mais brilhantes formações na superfície lunar.

O pico no interior da cratera foi fotografado com a ajuda do Earthshine. Quando a foto foi tirada, a Terra estava a 35º acima do horizonte lunar, o que permitiu que o pico central da cratera projetasse uma sombra visível na imagem abaixo:

Continua após a publicidade

Como mencionamos que a câmera é bastante sensível à luz, talvez você esteja se perguntando o que pode acontecer se a ShadowCam observar uma região iluminada.

Bem, neste caso, as áreas diretamente iluminadas ficam saturadas e aparecem em branco, como aconteceu nesta foto:

Continua após a publicidade

A região em questão fica perto da cratera Marvin, e aparece em branco porque estava diretamente iluminada pela luz solar. Além de aparecer saturada na imagem, a área serviu como uma fonte de iluminação secundária, que ajudou na visualização do interior das áreas em sombras.

Lançada em agosto do ano passado, foi em dezembro que a sonda Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), também chamada de Danuri, entrou na órbita lunar. Enquanto usa sua câmera para observar os detalhes das regiões lunares nas sombras, as imagens da sonda vão ajudar a NASA a se preparar para a missão Artemis III, que levará novos astronautas para a superfície da Lua.

Fonte: NASA