Publicidade

Coreia do Sul envia sua primeira missão à Lua

Por| 05 de Agosto de 2022 às 11h45

Link copiado!

KARI
KARI

A SpaceX lançou a primeira missão sul-coreana à Lua. Batizada de Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), mas também conhecida pelo apelido de "Danuri", a missão tem como objetivo "garantir e verificar a capacidade de exploração espacial" do país.

Nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete pousou na balsa autônoma "Just Read the Instructions" da SpaceX, no litoral da Flórida. Este foi o sexto lançamento usando o foguete B1052, que fez seu voo inaugural como um propulsor lateral de um Falcon Heavy em abril de 2019.

Continua após a publicidade

O KPLO ficará em órbita da Lua e transportará um total de 6 cargas úteis: 5 delas foram desenvolvidas por universidades e institutos de pesquisa sul-coreanos, incluindo a agência espacial sul-coreana (KARI), e a restante foi enviada pela NASA.

Universidades e institutos de pesquisa sul-coreanos estão desenvolvendo uma câmera de alta resolução para explorar o local de pouso proposto para um futuro módulo de pouso lunar, uma câmera polarizada para analisar as partículas da superfície lunar e o efeito da espaçonave e um instrumento para medir a intensidade do campo magnético ao redor da Lua para estudar o processo de formação de nosso satélite natural.

O Instituto Coreano de Geociências e Recursos Minerais desenvolveu um espectrômetro de raios gama para identificar os elementos que constituem a superfície da Lua e seu padrão de distribuição, para eventual exploração de recursos da superfície lunar.

Por fim, a ShadowCam da NASA realizará o mapeamento de refletividade de regiões permanentemente sombreadas na superfície da Lua para encontrar evidências de água. A expectativa é que a KPLO entre em órbita Lunar em meados de dezembro.

Continua após a publicidade

Fonte: KARI