Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Interior de cratera lunar escura é revelado em fotos da sonda Danuri

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Março de 2023 às 12h43

Link copiado!

NASA/KARI/Arizona State University
NASA/KARI/Arizona State University

A sonda sul-coreana Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), ou Danuri, tirou uma bela foto da borda da cratera Marvin, próxima do polo sul lunar. O registro foi feito pela câmera ShadowCam no fim de fevereiro e mostra parte da formação com 4,6 km de diâmetro, localizada a 26 km do polo sul da Lua.

Desenvolvida pela NASA, a câmera ShadowCam tem alta sensibilidade e foi criada para detectar luz refletida. Na prática, isso permite que as regiões lunares em sombras permanentes sejam reveladas, como aconteceu nas imagens das paredes e interior da cratera Shackleton, capturadas pelo instrumento.

O nome da cratera homenageia Ursula Marvin, geóloga planetária pioneira. O interior da formação está imerso em sombras permanentes, mas graças à alta sensibilidade da ShadowCam, foi possível revelar as formações.

Continua após a publicidade

Talvez você tenha percebido que a imagem acima mostra diferenças na iluminação das formações dentro e fora da borda da cratera Marvin. Estas variações foram causadas por uma luz fraca dispersa por montanhas próximas, que iluminaram o relevo.

É por isso que as crateras na foto contêm diferenças na direção da iluminação. Assim, esta e outras imagens de alta resolução capturadas pelo instrumento podem ajudar os cientistas a compreender melhor a evolução lunar, a água congelada nas regiões em sombras e até ajudar na seleção de locais de interesse para missões do programa Artemis.

A sonda sul-coreana contém a ShadowCam, da NASA, e outros cinco instrumentos de instituições nacionais a bordo. Ela foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial Sul-coreano e foi lançada pela SpaceX em agosto do ano passado; já em dezembro, ela entrou na órbita lunar.

Continua após a publicidade

Fonte: ShadowCam