Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova selfie do Curiosity é um belo cartão postal da paisagem marciana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Novembro de 2021 às 19h20

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Nesta terça-feira (23), a NASA divulgou mais um registro surpreendente da paisagem marciana, obtido pelas câmeras do rover Curiosity, atualmente localizado ao lado do Monte Sharp, na cratera Gale. A imagem panorâmica é a combinação de duas fotografias em preto e branco registradas por suas câmeras de navegação — e as cores artificiais transformaram a cena em um verdadeiro cartão postal de Marte.

À medida que o Curiosity se aventura e explora a cratera Gale, cada vez que ele estaciona em uma nova posição, suas câmeras de navegação registram uma visão de 360° da paisagem. Para enviar estes dados mais facilmente para a Terra, o rover mantém o formato de seus registros compactados e, portanto, com baixa qualidade.

Continua após a publicidade

Aqui da Terra, os responsáveis pelo rover perceberam que a paisagem era bonita demais para não ser vista em seu máximo de qualidade. Então, eles adicionaram as cores na combinação destas imagens mais recentes. Os tons de azul, laranja e verde não representam o que os olhos humanos enxergariam por lá, mas a mesma vista em diferente momentos do dia marciano.

No último dia 16 de novembro deste ano (ou 3.299º dia marciano da missão do rover), a equipe de engenheiros capturou uma imagem às 8h30 da manhã marciana e outra às 4h10 do horário local em Marte. Estes dois momentos fornecerem as condições ideais de iluminação, onde os contrastes destacavam a riqueza de detalhes da paisagem.

Selfie do Curiosity e o "cartão postal de Marte"

Continua após a publicidade

A equipe do Curiosity, então, combinou as duas imagens numa recriação artística. Por exemplo, a manhã marciana é indicada pelos tons em azul, enquanto os tons laranja apontam o período da tarde. No centro da imagem, aparece o Monte Sharp, uma montanha de 5 km de altura localizada no meio da cratera Gale.

No centro-direto do panorama, são visíveis as colinas arredondadas de areia, uma área conhecida como Sands of Forvie. Na extremidade direita aparece a Rafael Navarro Mountain, uma montanha que recebeu o nome de um cientista da equipe do Curiosity que faleceu no início deste ano.

mais de nove anos, o Curiosity explora a cratera Gale, uma bacia com 154 km de largura, e uma herança de um grande impacto no passado de Marte. A borda mais distante, com 2,3 km de altura, foi registrada pelo rover a uma distância de 30 a 40 km.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA