Parabéns, Curiosity! Rover da NASA comemora 8 anos explorando o planeta Marte

Por| 05 de Agosto de 2020 às 16h03

NASA
Tudo sobre NASA

Nesta quarta-feira (5), o rover Curiosity comemora 8 anos - anos terrestres, vale lembrar - em Marte. A missão foi lançada em novembro de 2011 e chegou à cratera Gale na noite de 5 de agosto de 2012. Ali, o Curiosity iniciou estudos sobre a presença de água no Planeta Vermelho e fontes de energia que possam ter sido utilizadas para o surgimento de vida há bilhões de anos e mais.

Desde então, o Curiosity já se deslocou por mais de 20 km no terreno marciano, coletando diversas amostras de rocha e de solo por lá. Com elas, os cientistas descobriram as condições de Marte realmente podem ter permitido a ocorrência de vida, e as análises dessas rochas estão trazendo informações importantes sobre as mudanças sofridas pelo clima de Marte. A missão Curiosity é liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, que conta uma equipe de quase 500 cientistas em diversos países.

Esses 8 anos se completam pouco tempo após o lançamento do rover Perseverance em direção ao Planeta Vermelho - e vale lembrar que este rover é bem mais moderno que seu antecessor, mas tem algumas características do Curiosity, como a estratégia de aterrissagem. Agora, o Perseverance tem como objetivo principal a busca por sinais de vida antiga na cratera Jezero.

Enquanto os dois rovers ainda não estão trabalhando juntos no mesmo planeta, confira algumas imagens selecionadas pela NASA para comemorar os oito anos de operação do Curiosity:

Selfie robótica

Essa selfie foi feita pelo próprio Curiosity em 20 de junho de 2018, com a câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI) na ponta do seu braço robótico. No momento do registro, as condições não eram as mais favoráveis: havia uma tempestade de areia ocorrendo, que chegou até a escurecer o ambiente.

O Monte Sharp

Atualmente, o Curiosity tem essa visão do Monte Sharp, que está sendo explorado no momento. O rover está estudando as camadas da parte inferior da montanha, que contêm informações sobre diferentes etapas da história do planeta. "Eu amo essa imagem porque ela nos conta duas histórias: uma sobre a missão e uma sobre Marte", comenta Shawn Vasavada, cientista de projeto do Curiosity no JPL.

Curiosity por outro ângulo

Essa imagem, feita no início de 2014, registrou a base do Monte Sharp. Essa foto é interessante, pois mostra o quão longe o Curiosity foi em um pouco mais de seis anos de missão. Para Abigail Fraeman, cientista adjunta do JPL, o registro mostra também o progresso da missão: "Penso também na distância correspondente que viajamos na nossa compreensão do passado de Marte desde quando tiramos essa foto".

Cavando buracos

Esses 26 buracos dessa imagem são de amostras pulverizadas de rochas, coletadas pelo Curiosity com seu braço robótico no início de julho de 2020. O mapa no lado esquerdo mostra onde os buracos foram feitos.

As nuvens de Marte

A animação acima mostra nuvens provavelmente formadas por água congelada - algo raro de se observar devido à pouca água presente no ar de Marte. Elas estavam a mais de 30 km acima da superfície do planeta, e foram registradas pela Câmera de Navegação do rover.

Fonte: NASA, Space.com