Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Parabéns, Curiosity! Rover da NASA comemora 8 anos explorando o planeta Marte

Por| 05 de Agosto de 2020 às 16h03

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Nesta quarta-feira (5), o rover Curiosity comemora 8 anos - anos terrestres, vale lembrar - em Marte. A missão foi lançada em novembro de 2011 e chegou à cratera Gale na noite de 5 de agosto de 2012. Ali, o Curiosity iniciou estudos sobre a presença de água no Planeta Vermelho e fontes de energia que possam ter sido utilizadas para o surgimento de vida há bilhões de anos e mais.

Desde então, o Curiosity já se deslocou por mais de 20 km no terreno marciano, coletando diversas amostras de rocha e de solo por lá. Com elas, os cientistas descobriram as condições de Marte realmente podem ter permitido a ocorrência de vida, e as análises dessas rochas estão trazendo informações importantes sobre as mudanças sofridas pelo clima de Marte. A missão Curiosity é liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, que conta uma equipe de quase 500 cientistas em diversos países.

Esses 8 anos se completam pouco tempo após o lançamento do rover Perseverance em direção ao Planeta Vermelho - e vale lembrar que este rover é bem mais moderno que seu antecessor, mas tem algumas características do Curiosity, como a estratégia de aterrissagem. Agora, o Perseverance tem como objetivo principal a busca por sinais de vida antiga na cratera Jezero.

Continua após a publicidade

Enquanto os dois rovers ainda não estão trabalhando juntos no mesmo planeta, confira algumas imagens selecionadas pela NASA para comemorar os oito anos de operação do Curiosity:

Selfie robótica

Essa selfie foi feita pelo próprio Curiosity em 20 de junho de 2018, com a câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI) na ponta do seu braço robótico. No momento do registro, as condições não eram as mais favoráveis: havia uma tempestade de areia ocorrendo, que chegou até a escurecer o ambiente.

Continua após a publicidade

O Monte Sharp

Atualmente, o Curiosity tem essa visão do Monte Sharp, que está sendo explorado no momento. O rover está estudando as camadas da parte inferior da montanha, que contêm informações sobre diferentes etapas da história do planeta. "Eu amo essa imagem porque ela nos conta duas histórias: uma sobre a missão e uma sobre Marte", comenta Shawn Vasavada, cientista de projeto do Curiosity no JPL.

Curiosity por outro ângulo

Continua após a publicidade

Essa imagem, feita no início de 2014, registrou a base do Monte Sharp. Essa foto é interessante, pois mostra o quão longe o Curiosity foi em um pouco mais de seis anos de missão. Para Abigail Fraeman, cientista adjunta do JPL, o registro mostra também o progresso da missão: "Penso também na distância correspondente que viajamos na nossa compreensão do passado de Marte desde quando tiramos essa foto".

Cavando buracos

Continua após a publicidade

Esses 26 buracos dessa imagem são de amostras pulverizadas de rochas, coletadas pelo Curiosity com seu braço robótico no início de julho de 2020. O mapa no lado esquerdo mostra onde os buracos foram feitos.

As nuvens de Marte

A animação acima mostra nuvens provavelmente formadas por água congelada - algo raro de se observar devido à pouca água presente no ar de Marte. Elas estavam a mais de 30 km acima da superfície do planeta, e foram registradas pela Câmera de Navegação do rover.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA, Space.com