Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você pode construir seu próprio rover Curiosity; saiba como!

Por| 13 de Julho de 2020 às 22h00

Link copiado!

Jakob Krantz
Jakob Krantz
Tudo sobre NASA

O desenvolvedor Jakob Krantz criou um projeto open-source para que entusiastas possam construir uma versão adaptada do rover Curiosity. Os componentes necessários para a criação estão disponíveis gratuitamente no Github, junto de modelos para realizar a impressão 3D e códigos para utilizar a câmera.

A versão criada por Krantz é um pouco diferente do Curiosity real: ela é um pouco maior do que um carrinho de controle remoto, e infelizmente não conta com o gerador termoelétrico de radioisótopos do rover da NASA. Nesse caso, o rover é alimentado por um jogo de baterias de íons de lítio, e utiliza também um receptor padrão RC, com 6 canais.

Jakob já vinha trabalhando no projeto há alguns anos e vem avançando cada vez mais. Por exemplo, ele já conseguiu integrar controles personalizados e consegue também coletar dados por meio de um app. O rover de Krantz já é capaz de realizar alguns movimentos, como girar no lugar onde está.

Continua após a publicidade

Ainda há um longo caminho para a versão open-source ficar tão funcional quanto a versão original do Curiosity, com a capacidade de controlar o movimento do braço robótico, por exemplo. Mas, pelo andamento do projeto, é bastante possível que a versão reduzida do Curiosity realmente seja cada vez mais desenvolvida e ganhe recursos cada vez mais complexos.

Essa não é a primeira vez que surge um projeto de rover para ser construído fora dos laboratórios da NASA: em 2018, os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) desenvolveram um projeto de rover que também pode ser construído por praticamente qualquer pessoa.

Fonte: Hackaday, Github, UniversteToday