Ax-2: segunda missão privada na ISS vai ser lançada no domingo (21)
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A Ax-2, a segunda missão privada que a Estação Espacial Internacional vai receber, deve ser lançada no domingo (21) com um foguete Falcon 9, da SpaceX. A nova missão vai levar quatro tripulantes ao laboratório orbital a bordo de uma cápsula Crew Dragon e, se for lançada na data planejada, eles chegam lá durante a manhã de segunda (22).
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- NASA e Axiom Space fecham nova missão privada à ISS neste ano
A NASA, Axiom Space e SpaceX realizaram uma análise de prontidão de voo no início da semana, na qual avaliaram as condições para o lançamento e operações em órbita. Ao fim da reunião, os oficiais da agência espacial e das empresas aprovaram o cronograma, mantendo o lançamento no domingo.
Se tudo correr como o planejado, a Ax-2 vai ser lançada às 18h37, no horário de Brasília. Caso haja necessidade, há uma nova oportunidade na segunda (22); mas, se houver outra mudança nas datas, o lançamento da Ax-2 pode ser adiado por algum tempo devido ao tráfego da estação.
Como o nome indica, a Ax-2 é a segunda missão operada pela Axiom Space que usará um foguete e nave da SpaceX, levando quatro tripulantes à ISS. Desta vez, a tripulação conta com Rayyanah Barnawi e Ali AlQarni, que vão se tornar os primeiros sauditas a ir ao espaço, sendo ainda a segunda e terceira pessoa do reino a conseguir o feito. Eles vão estar acompanhados do investidor John Shoffner e de Peggy Whitson, astronauta veterana da NASA que vai comandar a missão.
Eles vão passar oito dias a bordo da estação, uma pequena diferença em relação ao cronograma divulgado antes, que propunha 10 dias no laboratório orbital. Durante a estadia, os membros da Ax-2 vão conduzir mais de 20 experimentos na microgravidade, desenvolvidos em parceria com diferentes instituições no mundo.
Fonte: Axiom Space; Via: Space.com