NASA escolhe duas novas missões para estudar o Sol: PUNCH e TRACERS

Por Patrícia Gnipper | 21 de Junho de 2019 às 21h30
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A NASA revelou, nesta sexta (21), que escolheu duas novas missões para estudar o Sol e entender ainda melhor seu efeito no Sistema Solar. A primeira (PUNCH) estudará como o astro despeja partículas e energia em nosso sistema, e a segunda (TRACERS) verificará a resposta da Terra a tudo isso.

Sobre a PUNCH, sigla para Polarimeter to Unify the Corona and Heliosphere, esta missão contará com cientistas britânicos para a construção de quatro espaçonaves que revolucionarão nossa compreensão da atmosfera externa do Sol — conhecida como coroa solar. A ideia é entender como a coroa evolui para a heliosfera, a "bolha" gigantesca criada pelo vento solar, que se estende para além de Plutão.

Ao compreender melhor como funciona esse processo, a ideia é melhorar a ciência por trás da previsão do clima espacial, uma vez que eventos climáticos do espaço podem interromper redes elétricas, telecomunicações e sistemas de satélites em geral. A missão fornecerá, em tempo real, imagens tridimensionais extremamente precisas para tal.

Já a missão TRACERS, sigla para Tandem Reconnection e o Cusp Electrodynamics Reconnaissance Satellites, será lançada como uma carga secundária com a PUNCH. A missão observará partículas e campos na região magnética do norte da Terra, onde as linhas de campo guiam partículas da fronteira entre o campo magnético terrestre e o espaço interplanetário. A TRACERS, então, estudará como os campos magnéticos ao redor do nosso planeta interagem com o Sol.

A missão PUNCH é liderada por Craig DeForest do Southwest Research Institute, e terá um custo de até US$ 165 milhões. Já a missão TRACERS é liderada por Craig Kletzing, da Universidade de Iowa, e será financiada por até US$ 115 milhões. A NASA planeja fazer o lançamento em agosto de 2022.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.