Publicidade

Nave russa se "estaciona" automaticamente em outra "vaga" da ISS

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA
NASA

Por volta das 1h21 (horário de Brasília) da madrugada desta sexta-feira (22), a espaçonave russa Progress 78 se encaixou automaticamente ao módulo russo Nauka da Estação Espacial Internacional (ISS). A nave estava estacionada no módulo Poisk desde julho deste ano, até desacoplar da ISS na última quarta (20) para ser realocada.

Na última quarta-feira (20), a Progress 78 foi desencaixado do módulo Poisk e passou os últimos dois dias separados da ISS, enquanto os cosmonautas preparavam o módulo Nauka para receber a nave nesta sexta. O reposicionamento da nave servirá para verificar vazamentos nos propulsores do módulo Nauka antes de serem usados para orientação da unidade orbital.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Progress 79, nova nave cargueira russa, está prevista para ser lançada a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, entre os dias 27 e 28 de outubro. A nave levará quase três toneladas de alimentos, combustível e suprimentos para a tripulação da ISS e chegará ao módulo de serviço Zvezda na sexta-feira, dia 29.

Há mais de 20 anos, a ISS tem sido palco de importantes trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas a partir do espaço. O avanço do conhecimento científico e as demonstrações de novas tecnologias oferecem ferramentas que serão usadas nas futuras missões tripuladas e também aqui na Terra. Ao todo, 246 pessoas de 19 países já passaram pelo laboratório orbital, totalizando mais de 3.000 estudos e investigações educacionais.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*