Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA seleciona novos instrumentos para estudos da Lua

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Junho de 2022 às 11h30

Link copiado!

viledevil/Envato
viledevil/Envato

Dois novos conjuntos de instrumentos científicos foram selecionados pela NASA e serão levados à Lua para estudos ao longo do programa Artemis. As cargas úteis Lunar Vulkan Imaging and Spectroscopy Explorer (Lunar-VISE) e Lunar Explorer Instrument for space biology Applications (LEIA) foram selecionadas por meio da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), parte da arquitetura de exploração lunar planejada pela agência espacial.

A investigação Lunar-VISE é formada por um conjunto de cinco instrumentos; destes, dois serão instalados em um módulo estacionário, e os demais, em um rover móvel que será fornecido como um serviço de algum participante do programa CLPS. A ideia é que, ao longo de 10 dias, o Lunar-VISE explore os domos de Gruithuisen, estruturas que parecem ter sido formadas por magma rico em sílica.

Continua após a publicidade

Por outro lado, não se sabe exatamente como esta composição poderia ser formada na Lua em função da ausência de água e placas tectônicas por lá. Assim, o Lunar-VISE poderá ajudar a trazer pistas sobre a formação e evolução destas estruturas através de análises do regolito lunar do topo de um dos domos, realizadas por seus instrumentos. As descobertas vão servir também para missões robóticas e tripuladas futuras.

Já a LEIA será um dispositivo instalado em um CubeSat, que vai levar fungos Saccharomyces cerevisiae (popularmentre conhecida como "levedura de cerveja) para observar como respondem à radiação espacial e à gravidade lunar. Estes seres são considerados modelos importantes da biologia humana, principalmente no que diz respeito à genética e processos de divisão celular. Assim, os dados vão ajudar pesquisadores a entender como o DNA responde a danos e se repara.

Após a seleção, a NASA irá trabalhar com a divisão do CLPS para emitir solicitações para o envio dos conjuntos de cargas úteis à Lua em 2026. “Os dois estudos selecionados vão abordar perguntas científicas importantes relacionadas à Lua”, disse Joel Kearns, vice-administrador associado de exploração na Diretoria de Missões Científicas, da NASA.

Fonte: NASA