Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA reestabelece comunicação com a missão CAPSTONE

Por| 06 de Julho de 2022 às 17h52

Link copiado!

NASA/Daniel Rutter
NASA/Daniel Rutter
Tudo sobre NASA

A NASA anunciou nesta quarta-feira (6) que reestabeleceu contato com a missão CAPSTONE, uma pequena espaçonave que irá testar uma nova órbita ao redor da Lua. O contato havia sido perdido nesta segunda-feira (4), quando ela não conseguiu se comunicar com uma das estações da Deep Space Network, rede de antenas que a agência usa para enviar comandos e receber dados de suas espaçonaves.

Mais detalhes sobre a retomada das comunicações não foram divulgados, e a NASA tampouco detalhou o que causou o problema. Por causa dele, a agência adiou pequenas manobras de correção de curso que estavam programadas para a manhã desta terça-feira (5). Apesar disso, a espaçonave segue em sua trajetória de "Transferência Balística Lunar".

Esta trajetória possibilita a economia de combustível, além da redução no peso e tamanho da espaçonave, em troca de maior tempo de viagem até a Lua. A inserção na órbita Lunar está programada para 13 de novembro. Em comparação, em uma trajetória direta, como a usada durante as missões tripuladas do programa Apollo, a jornada leva três dias.

Continua após a publicidade

A CAPSTONE é uma espaçonave de tamanho similar ao de um forno de microondas que foi lançada ao espaço em 28 de junho, a bordo de um foguete Electron, da empresa norte-americana Rocket Lab. Ela tem como objetivo testar uma nova órbita ao redor da Lua chamada "órbita em halo quase retilínea", que poderá ser usada futuramente pela estação espacial Lunar Gateway, que servirá como ponto de apoio para missões tripuladas à Lua no programa Artemis.

Além disso, ela testará uma espécie de "GPS Lunar" chamado Cislunar Autonomous Positioning System (CAPS), medindo sua posição em relação a outro satélite da NASA chamado Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), sem depender de estações em solo.

Fonte: NASA