Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA fecha mais cinco missões tripuladas com a SpaceX

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Setembro de 2022 às 11h15

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA

Nesta quarta-feira (31), a NASA anunciou que fechou um contrato para cinco novos voos espaciais tripulados realizados pela SpaceX. O contrato das novas missões Crew-10, 11, 12, 13 e 14 soma aproximadamente US$ 1,4 bilhões e inclui o uso da cápsula Crew Dragon, capaz de comportar até 4 astronautas, o foguete Falcon 9 para o lançamento e demais operações de retorno e recuperação.

Com o novo contrato, a NASA reserva praticamente 20 assentos a bordo das cápsulas Crew Dragon, mantendo astronautas continuamente a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). No momento, os astronautas da missão Crew-4 estão no laboratório orbital, e a Crew-5 deverá ser lançada em outubro.

Atualmente a SpaceX envia ao espaço duas tripulações da NASA por ano, geralmente em Abril e Setembro. A última missão no cronograma atual é a Crew-7, em setembro de 2023. Mantendo esse ritmo, e se as missões não forem intercaladas com a Boeing e sua Starliner, isso coloca as Crew-8 e 9 em 2024, Crew-10 e 11 em 2025, Crew-12 e 13 em 2026 e Crew-14 em abril de 2027.

Continua após a publicidade

A NASA já havia sinalizado em junho a intenção de fechar as novas missões. Em uma publicação, a agência espacial explicou que pretendia emitir uma modificação no contrato já existente com a SpaceX para adquirir cinco novos voos tripulados, por meio do Commercial Crew Transportation Capabilities (CCtCap), parte do Commercial Crew Program.

Na época, a agência destacou que tinha interesse nos voos adicionais devido, em parte, “aos desafios técnicos e de cronograma, experimentados pela Boeing”, junto de projeções de quando haveria sistemas de transporte tripulados disponíveis. Além disso, a NASA destacou a necessidade de ter redundância nos transportes tripulados para a ISS, garantindo a ocupação da estação até o fim de suas operações, em 2030.

Em dezembro, uma modificação anterior no contrato rendeu três voos tripulados lançados pela SpaceX. “O sistema de transporte tripulado da SpaceX é o único certificado para atender os requisitos de segurança para transportar tripulações à estação espacial, e para manter a obrigação da agência espacial para com seus parceiros internacionais na janela de tempo necessária”, afirmaram oficiais da NASA naquela ocasião.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA (1, 2)