Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA discute OVNIs em primeira reunião pública

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Maio de 2023 às 15h55

Link copiado!

Captura de Tela/Exército dos EUA/The Debrief
Captura de Tela/Exército dos EUA/The Debrief

Nesta quarta (31), a NASA realizou a primeira reunião pública para discutir as descobertas que uma equipe independente fez sobre OVNIs, os objetos voadores não identificados. O grupo foi formado em junho do ano passado para analisar os incidentes, e conta com 16 investigadores de astronomia, oceanografia e de outras áreas.

Estes incidentes também são chamados de UAPs, sigla para “fenômeno anômalo não identificado”, uma expressão que descreve ocorrências que não podem ser explicadas como fenômenos naturais ou aeronaves. Para as análises, os especialistas examinaram registros confidenciais de UAPs, junto de dados governamentais e comerciais.

Na abertura do evento, Daniel Evans, vice-administrador associado adjunto de pesquisa na Diretoria de Missões Científicas da agência espacial, observou que, como o interesse público nos OVNIs é grande, a NASA tem a responsabilidade de dar o “escrutínio científico e rigoroso” que o assunto precisa.

Continua após a publicidade

Segundo a agência, o objetivo do evento de hoje era realizar “deliberações finais” antes de a equipe publicar o relatório, estimado para o fim de julho. “Se eu fosse resumir em uma linha o que sinto que descobrimos, é que precisamos de dados de alta qualidade”, declarou o astrofísico David Spergel, membro da equipe.

Já Nicki Fox, administradora associada da Diretoria de Missão de Ciência na NASA, observou que é difícil eles terem acesso a dados de alta qualidade. “Se um jato de combate tirar uma foto da Estátua da Liberdade, a imagem seria confidencial não pelo objeto na foto, mas por causa dos sensores no avião”, explicou.

Sean Kirkpatrick, diretor do Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios, no Pentágono, acrescentou que grande parte dos relatos recebidos e analisados podem ser explicados facilmente. “Alguns permanecem não resolvidos principalmente devido à falta de dados associados aos casos”, finalizou.

Continua após a publicidade

O painel representa a primeira vez em que uma investigação do tipo é realizada pela NASA sobre um assunto que já foi exclusivo dos oficiais militares e de segurança dos Estados Unidos. Vale lembrar que o estudo da agência espacial é diferente da investigação que o Pentágono vem realizando, com base nos relatos de pilotos da Força Aérea.

Fonte: NASA, Space.com; Via: Reuters