NASA adia mais uma vez lançamento da missão Crew-1 com a SpaceX à ISS
No início deste ano, a Crew-1, primeira missão tripulada operacional da SpaceX com a NASA, foi adiada de agosto para setembro. Depois, um novo adiamento estabeleceu que a missão não aconteceria até 23 de outubro. Em um novo comunicado, agora a NASA informa que a missão deverá ser lançada em 31 de outubro para que a empresa de Elon Musk leve os próximos astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).
- Missão Crew-2 | Conheça os astronautas que irão à ISS em nave da SpaceX em 2021
- Astronautas da NASA voltam sãos e salvos à Terra a bordo de nave da SpaceX
- NASA compra voo adicional com os russos para garantir sua presença na ISS
A nova data foi estabelecida para dar fôlego às operações da missão Soyuz, que será lançada em 14 de outubro e levará Kate Rubins, astronauta, e os cosmonautas Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkove. Já o pouso da missão trará de volta Chris Cassidy, astronauta da NASA, e Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner. Além disso, a agência espacial também pontua que este tempo adicional é importante para a finalização de trabalhos em andamento tanto no solo quanto a bordo da estação antes da chegada da nave.

A atualização também traz alguns benefícios para o planejamento da missão: a SpaceX continua avançando nos preparativos para o veículo Crew Dragon e o foguete Falcon 9, então o novo prazo dá mais tempo para a equipe finalizar eventuais ajustes. Este aumento também irá fornecer uma boa janela de oportunidades para a realização de testes adicionais para isolar os vazamentos de atmosfera do laboratório — que não oferecem riscos à tripulação, vale lembrar.
Os astronautas Michael Hopkins, Victor Glover, e Shannon Walker, da NASA e Soichi Noguchi, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), irão voar na nave Crew Dragon com o foguete Falcon 9, no complexo de lançamento Kennedy Space Center, da NASA, e ficarão seis meses no laboratório orbital. Este lançamento será o primeiro em que uma tripulação internacional vai voar a bordo de um foguete e nave norte-americanos certificados pela NASA e de propriedade dos EUA.
A Crew-1 será a primeira de pelo menos seis missões operacionais que a SpaceX irá lançar à ISS sob o contrato assinado com a NASA. Entretanto, esta missão não é o primeiro voo tripulado da SpaceX — este título fica para a Demo-2, que levou Bob Behnken e Doug Hurley, astronautas da NASA, para uma estadia de dois meses na ISS.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.