Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crew-2 | Quem são os astronautas que irão à ISS com a SpaceX nesta semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2021 às 10h55

Link copiado!

NASA
NASA

Na manhã da próxima sexta-feira (23), a NASA lançará, contando com a SpaceX, a missão Crew-2 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Os quatro astronautas da vez viverão e trabalharão na órbita terrestre por cerca de seis meses.

Esta é a segunda missão operacional fruto da parceria da agência espacial norte-americana com a empresa de Elon Musk — a primeira foi a Crew-1, lançada em novembro do ano passado, após a missão de testes Demo-2 ter sido um sucesso em maio do mesmo ano. Todas foram lançadas por um foguete Falcon 9 com a tripulação a bordo da espaçonave Crew Dragon, o que se repetirá agora na missão Crew-2.

Os astronautas que fazem parte da Crew-2 são: Shane Kimbrough, da NASA, que será o comandante da missão; Megan McArthur, da NASA, com a função de piloto; o especialista de missão Akihiko Hoshide, da agência espacial japonesa JAXA; e o também especialista de missão Thomas Pesquet, da agência espacial europeia ESA.

Continua após a publicidade

Conheça mais sobre cada um deles:

Shane Kimbrough

Shane Kimbrough é um astronauta da NASA e servirá como comandante da espaçonave nesta missão. Ele foi selecionado como candidato a astronauta pela agência espacial em 2004 e completou o treinamento em fevereiro de 2006.

Continua após a publicidade

Seu primeiro voo espacial em 2008 na missão STS-126, com o ônibus espacial Endeavour, que deu continuidade a construção da Estação Espacial Internacional. Durante essa missão, a tripulação trabalhou na instalação de novos alojamentos da ISS para abrigar equipes de seis membros, oferecendo um novo banheiro, cozinha, dois quartos, uma máquina de exercício e um sistema de reciclagem de água.

O astronauta passou quase 16 dias na missão STS-126, na qual realizou duas caminhadas espaciais. Mais tarde, participou das expedições 49/50, onde realizou 4 caminhadas espaciais e registrou um total de 189 dias no espaço.

Kimbrough atuou como Chefe do Escritório de Testes de Integração de Veículos (VITO) entre junho de 2013 e junho de 2014, além de ter sido Chefe de Filial de Robótica do Escritório de Astronautas. Atualmente ele voltou a ser o chefe do VITO na Diretoria de Operações de Voo (FOD) da NASA.

Megan McArthur

Continua após a publicidade

Megan, também da NASA, será piloto da espaçonave durante a Crew-2. Ela foi selecionada como astronauta em 2000 e foi especialista de missão da STS-125, a última missão realizada por um ônibus espacial para manutenção do Telescópio Espacial Hubble. A missão, lançada a bordo do ônibus Atlantis, melhorou as capacidades do telescópio e prolongou sua vida útil. Com essa viagem, McArthur registrou quase 13 dias no espaço.

Ela nasceu em 1971, em Honolulu, Havaí, e considera a Califórnia o seu estado natal. Casada e com um filho, Megan gosta de mergulho, mochila e culinária. Mas estes são apenas seus hobbies - ela é Bacharel em Engenharia Aeroespacial pela Universidade da Califórnia, Los Angeles e Ph.D. em Oceanografia pela Universidade da Califórnia, San Diego, 2002.

Foi selecionada como especialista de missões (termo usado para designar astronautas com funções específicas, em especial nos campos de testes médicos e experiências técnicas ou científicas) pela NASA em julho de 2000. McArthur concluiu seu treinamento após dois anos e foi designada para o ramo de operações de ônibus espaciais, trabalhando com questões técnicas.

Continua após a publicidade

Ela também trabalhou na ISS e nos Centros de Controle de Missões com Ônibus Espacial como Comunicadora de Cápsulas (CAPCOM), além de atuar em outras funções de suporte. Foi também líder do Escritório de Astronautas e atualmente presta apoio às tripulações em treinamento e a bordo da estação orbital.

Akihiko Hoshide

Akihiko Hoshide é um astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e atuará como especialista de missão durante a Demo-2. Nasceu em 1968 em Tóquio, Japão, é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Keio e mestre em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Houston.

Continua após a publicidade

Hoshide ingressou na JAXA (na época ainda se chamava NASDA) em 1992 e trabalhou como membro do escritório de Nagoya da agência por dois anos. Ali, trabalhou no desenvolvimento do foguete H-II, o primeiro foguete fabricado com tecnologia completamente japonesa, que voou entre 1994 e 1999. Hoshide trabalhou durante todo esse período como engenheiro de suporte de astronautas.

Em fevereiro de 1999, foi selecionado pela NASDA como um dos três candidatos japoneses a astronautas para passar um tempo na ISS. Hoshide iniciou o programa de treinamento básico da NASDA em abril do mesmo ano e foi certificado em janeiro de 2001. Em seguida, participou do treinamento avançado da ISS.

Em maio de 2004, Hoshide foi certificado como engenheiro de vôo da Soyuz-TMA, a quarta geração das espaçonaves Soyuz, e no mês seguinte foi enviado ao Johnson Space Center (JSC) da NASA. Ali, e passou pelo Treinamento de Candidatos a Astronautas da NASA e se qualificou para missões de voo a bordo do ônibus espacial como especialista em missão em 2006.

Foi então selecionado para a missão STS-124, a 26ª rumo à ISS, que entregou o Módulo Experimental Japonês à estação. Realizou outras viagens à ISS e três caminhadas espaciais e, em março de 2018, foi o comandante da Expedição 65, tornando-se o segundo comandante japonês da ISS.

Continua após a publicidade

Thomas Pesquet

O francês Thomas Pesquet completa a equipe representando a Agência Espacial Europeia (ESA). Nascido em Rouen, França, em 27 de fevereiro de 1978, obteve um mestrado na École Nationale Supérieure de L'Aéronautique et l'Espace, com especialização em controle e design de espaçonaves.

Entre 2002 e 2004, Thomas trabalhou na agência espacial francesa CNES, como engenheiro de pesquisa em autonomia para missões espaciais. Foi piloto de voo comercial da Air France e acabou sendo selecionado como astronauta da ESA em maio de 2009, concluindo o treinamento básico no ano seguinte.

Continua após a publicidade

A partir de então, trabalhou na área da comunicação com os astronautas durante voos espaciais, no centro de controle da missão. Sua primeira missão espacial como astronauta foi em novembro de 2016, quando passou seis meses como engenheiro de voo das Expedições 50 e 51, na ISS, tornando-se o décimo astronauta da França a ir para o espaço.

Durante sua permanência no espaço, participou de mais de 50 experimentos e os seis tripulantes a bordo da estação estabeleceram um recorde de horas gastas trabalhando em ciências. Realizou ainda duas caminhadas espaciais e passou 197 dias no espaço.

Fonte: NASA, ESA, JAXA