Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministro das Comunicações se reúne com Elon Musk para trazer Starlink ao Brasil

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2021 às 17h31

Link copiado!

Divulgação/SpaceX
Divulgação/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

No início desta semana, Fábio Faria, atual ministro de Comunicações, se reuniu com Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, para discutir assuntos relacionados ao programa Wi-Fi Brasil. Em publicações nas redes sociais feitas nesta terça-feira (16), o ministro anunciou também que faria uma reunião com Elon Musk, fundador da empresa, para tratar do acesso à internet em locais remotos no Brasil e o uso dos satélites Starlink para o monitoramento da Amazônia.

Após a reunião com Shotwell, o ministro embarcou rumo a Austin, capital do Texas, onde aconteceu a reunião com Musk. Em uma publicação feita no Instagram, ele descreveu que a parceria com a SpaceX ajudará a levar internet a escolas rurais e demais comunidades em locais remotos no território brasileiro, contribuindo também para a preservação da Amazônia com os satélites.

Continua após a publicidade

Anteriormente, Faria já havia mencionado um possível interesse de Musk em investimentos na infraestrutura de telecomunicações no Brasil. O bilionário não participou do leilão do 5G, realizado no início de novembro, mas vem se mostrando aberto a discussões sobre investimentos no Brasil voltados para proporcionar conexão à internet em escolas de zonas rurais e comunidades indígenas.

Além disso, de acordo com o ministro, a parceria com a SpaceX poderá ajudar na preservação da Amazônia através da cobertura que, segundo ele, poderá facilitar o monitoramento realizado pelo governo. A empresa fez mais um lançamento de satélites no último fim de semana e já soma 1.844 unidades em órbita, total que inclui também as versões iniciais de testes. Vale comentar que a SpaceX espera ter pelo menos 12 mil satélites na constelação Starlink.

Fonte: Exame, Agência Brasil