Publicidade

Rumo aos 12 mil? SpaceX já lançou mais de 1.800 satélites Starlink à órbita

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Novembro de 2021 às 16h50

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX realizou no último sábado (13) seu 25º lançamento neste ano, ao enviar à órbita 53 novos satélites Starlink por meio um foguete Falcon 9, às 09h19 (horário de Brasília). Este também foi o 9º voo deste booster reutilizável em particular, que pousou na plataforma marítima após deixar os satélites em órbita.

O booster B1058 é o mesmo que levou os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley para a Estação Espacial Internacional (ISS) como parte da missão Demo-2, em maio de 2020. Ao ser recuperado após oito reutilizações, a empresa de Elon Musk atingiu a marca de 87 recuperações bem-sucedidas de um primeiro estágio do Falcon 9.

Continua após a publicidade

Em outros números importantes para a SpaceX, este é o 128º voo de primeiros estágios do Falcon 9 em geral, e o 23º lançamento do Falcon 9 somente neste ano. Foi também o segundo foguete da empresa a ser lançado em uma única semana — o lançamento da missão Crew-3, que levou quatro astronautas à ISS, ocorreu dois dias antes.

Com o envio do novo lote, a SpaceX já tem em órbita 1.844 satélites Starlink, se considerarmos as versões de teste iniciais. A meta inicial da empresa era de 1.440 satélites para a fase beta, mas a SpaceX pretende montar sua constelação contando com pelo menos 12 mil satélites em órbita.

Fonte: Space.com