Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiros já podem fazer reservas para testar a internet Starlink, da SpaceX

Por| 25 de Fevereiro de 2021 às 19h10

Link copiado!

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

No início de fevereiro, a SpaceXampliou a fase de testes beta de sua internet Starlink, abrindo a possibilidade de pessoas ao redor do mundo fazerem a reserva para tal, assim que a oferta começar em suas regiões, e precisando pagar uma taxa de U$ 99 para garantir seu lugar na fila. Até então, este serviço estava restrito aos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mas interessados no Brasil começaram agora a receber notificações de que já podem fazer o pedido — e o Canaltech já se inscreveu para ser um dos primeiros da fila de acesso à conexão de Elon Musk.

Essa novidade vem em meio a uma expansão dos testes beta da rede, como uma forma de dar prioridade aos clientes que pagarem a taxa de US$ 99 quando o serviço estiver liberado em suas regiões. Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site do projeto Starlink e inserir seu e-mail e endereço de onde o serviço será utilizado.

Continua após a publicidade

Ao realizar a inscrição, o Canaltech recebeu um e-mail de confirmação, cujas informações mostram que o serviço será disponibilizado no Brasil somente no final de 2021. Após pagar a taxa de U$ 99, um e-mail de confirmação do depósito é recebido. Este valor pode ser reembolsado e deve ser pago além dos custos gerais do serviço — ou seja, ainda será necessário pagar U$ 499 para a adquirir o kit com antena, roteador Wi-Fi, fonte de energia e tripé, além da assinatura mensal que também custa U$ 99.

A SpaceX ressalta que o pagamento da taxa não é uma garantia de receber o serviço na região, já que a oferta local depende de diversos fatores. Um deles, claro, é a liberação do serviço pela Anatel, agência que regula as telecomunicações aqui no Brasil. A empresa precisa receber a autorização do órgão para atuar como uma operadora de internet em nosso país.

O programa beta do Starlink foi iniciado em outubro do ano passado e, até o momento, a SpaceX possui aprovação para operar o serviço de internet nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, pretendendo expandir o serviço para outros países no futuro próximo. Por enquanto, os usuários podem perceber alguma variação na velocidade da rede, que pode oscilar de 50 Mbps a 150 Mbps, mas a conexão deverá ficar cada vez mais estável com o lançamento de novos satélites. A empresa costuma fazer lançamentos periódicos com 60 unidades cada.

Continua após a publicidade

Hoje, a SpaceX já conta com mais de mil unidades na órbita da Terra, mas ainda chegará ao total de 30 mil satélites. Quando estiver totalmente operacional, a rede irá fornecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência para todo o mundo, mesmo em regiões remotas ou de difícil acesso.