Maior tempestade solar desde 2005 desliga equipamentos nos EUA
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •
Uma tempestade solar extrema atingiu nosso planeta no fim de semana. O evento causou auroras boreais em regiões inusitadas, mas causou problemas em equipamentos de fazendeiros nos Estados Unidos e Canadá.
- Tempestade solar chega ao nível extremo pela primeira vez em 21 anos
- Quais os perigos de uma tempestade solar?
Os tratores que dependem do GPS ou de qualquer outra tecnologia de navegação pararam de funcionar logo após a tempestade. “Nunca lidei com algo assim", disse Patrick O'Connor, que cultiva milho e soja em Minnesota.
Já um fazendeiro no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, relatou que todos os tratores nas extremidades da sua plantação pararam de funcionar. "Estamos sem GPS, bem no meio da plantação de milho”, relatou.
A questão é que muitos fazendeiros dependem do GPS e de outras tecnologias de navegação para plantar com mais eficiência e precisão. Pensando nisso, as empresas fornecedoras de equipamentos agrícolas enviaram alertas antecipados para que ficassem cientes de que poderia haver falhas nos equipamentos.
Vários fazendeiros precisam dos equipamentos com GPS ou outras tecnologias de navegação para plantar com mais eficiência. No entanto, algumas destas operações nos Estados Unidos e Canadá foram afetadas.
-
Máximo solar em 2024 pode causar caos na internet?
Talvez o Sol já esteja em atividade máxima. O que isso significa?
O ocorrido nos mostra um pouco dos efeitos que as tempestades solares podem causar. Elas são causadas por fenômenos que acontecem no Sol, como ejeções de massa coronal, e perturbam temporariamente o campo magnético terrestre. Quando isso acontece, ocorre uma tempestade geomagnética, que pode afetar satélites em órbita, redes elétricas e mais.
Fonte: NYTimes