Publicidade

Lua parece "achatada" em foto tirada por satélite japonês

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Simon Proud / NCEO / Japan Meteorological Agency
Simon Proud / NCEO / Japan Meteorological Agency

Enquanto parte do mundo se prepara para observar o último eclipse lunar total do ano, um pesquisador chamou a atenção para uma foto de um satélite meteorológico do Japão, que observou a Lua de um jeito curioso: na foto capturada pela nave, nosso satélite natural aparece distorcido, como se tivesse sido achatado.

A imagem foi identificada por Simon Proud, pesquisador do Centro Nacional de Observação da Terra, no Reino Unido. “Nesta manhã, o satélite Himawari, do Japão, viu uma forma estranha sobre nosso planeta… alguém sabe o que é?”, escreveu, no Twitter.

Confira a tal “forma estranha” mencionada por ele:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Alguns minutos depois, Proud fez uma nova publicação com uma foto da Lua em sua forma "normal". “O lado ruim de fazer esta brincadeira no Twitter é que muitos dos meus seguidores são especialistas, e sabem a resposta”, disse, em tom bem-humorado.

A aparência curiosa da Lua na primeira imagem é resultado da refração atmosférica, ou seja, é um efeito vindo da luz viajando através do ar com diferentes densidades e temperaturas. Sem esta perturbação, a luz iria seguir em linha reta, proporcionando uma imagem “verdadeira” do objeto.

Ao observar algo na direção do horizonte, como é o caso da foto do satélite, há mais atmosfera. O “excesso” de ar causou a distorção na imagem da Lua — mas não se restringe a ela, já que este efeito pode ser observado também no nascer e pôr do Sol, por exemplo. É por isso que, para tentar reduzir a distorção atmosférica, os astrônomos profissionais preferem observar objetos de interesse o mais alto possível no céu.

Fonte: Simon Proud