Publicidade

NASA detectou explosão de meteoro próximo à atmosfera terrestre em dezembro

Por| 18 de Março de 2019 às 18h20

Link copiado!

NASA detectou explosão de meteoro próximo à atmosfera terrestre em dezembro
NASA detectou explosão de meteoro próximo à atmosfera terrestre em dezembro
Tudo sobre NASA

Uma explosão de um meteoro foi detectada pela NASA em dezembro de 2018, por cima do Mar de Bering, a 25,6 quilômetros de distância da atmosfera terrestre. Medindo vários metros em diâmetro, o meteoro se desgarrou de um asteroide próximo e sua explosão teve poder estimado em 173 kilotons — a segunda mais poderosa dos últimos 30 anos e um pouco menor do que o Meteoro de Chelyabinski, que caiu na Rússia em 2013 (ou 10 vezes a força da Bomba de Hiroshima).

O meteoro em questão estava viajando a uma velocidade de 32 km/s, com angulação de sete graus em sua trajetória.

"Essa potência tem 40% da dispensa de energia vista em Chelyabinski, mas como esta ocorreu acima do Mar de Bering, não teve o mesmo efeito nem tampouco apareceu na mídia”, disse Kelly Fast, gerente do programa de observação de objetos próximos à Terra, na NASA. "Isso é outra coisa que temos em nossa defesa: tem muita água no planeta”.

O doutor Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da NASA, disse que um evento assim costuma ocorrer uma vez a cada 100 anos. Ele explica que a explosão foi detectada por satélites da Força Aérea americana, que notificou a agência espacial. No momento, a NASA está confirmando se houve alguma vista prática da explosão, que ocorreu próxima de rotas comerciais áereas.

Continua após a publicidade

O piloto e consultor de aviação da Universidade de Oxford, Simon Proud, publicou em seu perfil no Twitter algumas imagens feitas pelo satélite japonês Himawari.

Fonte: BBC